Diversos serviços de órgãos públicos prestados aos cidadãos demandam atendimento presencial para a verificação de identidade, como a prova de vida de beneficiários do INSS, a emissão da carteira de motorista ou do título de eleitor, o cadastro de uma assinatura em cartório etc. Mas como prover esses serviços e tantos outros em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus com tantas repartições fechadas? O caminho está na tecnologia. Uma empresa de João Pessoa, a Vsoft, desenvolveu uma solução: o aplicativo Certfy Remote, que permite a realização de um atendimento à distância, por chat ou videoconferência, com verificação biométrica da identidade do usuário, coleta de assinatura digital e envio de documentos, tudo isso usando os sensores e a câmera do smartphone.

“A ideia surgiu por causa da pandemia. Já tínhamos algumas ferramentas. Elas foram juntadas, como peças de lego, para formar o Certfy Remote”, relata Daniel Targino, sócio-fundador da Vsoft, em entrevista para Mobile Time.

A empresa é a fornecedora, por exemplo, de uma solução de reconhecimento facial e “liveness” (prova de vida) usada por 1,7 mil autoescolas em vários estados brasileiros para aferir a realização de aulas práticas de direção. Além disso, desenvolveu uma tecnologia de captura de digitais usando a luz led da câmera de smartphones, chamada “Touchless”. Tudo isso foi agregado dentro do Certfy Remote, que conta também com um sistema de assinatura eletrônica, OCR para extrair dados de imagens de documentos e um sistema próprio de comunicação para atendimento via chat ou videoconferência.

Assim, com o Certfy Remote, um serviço público que antes da pandemia era oferecido somente com atendimento presencial passa a poder ser prestado à distância, pelo smartphone. O cidadão se conecta pelo app e conversa por vídeo com o servidor. Através do app ele pode ter a identidade reconhecida por múltiplas técnicas de biometria, como reconhecimento facial ou leitura da digital. Também pode assinar contratos online com blockchain, ter a firma reconhecida remotamete e enviar documentos através de fotos com o aparelho, cujos dados são extraídos por OCR.

Além de serviços públicos, Targino prevê demanda também para aplicações de abertura de contas em bancos e de telemedicina com prontuário eletrônico e envio de receita autenticada por médicos.

O Certfy Remote é vendido como um serviço e pode ser adaptado em uma versão white label, com a marca do contratante, explica o executivo.