A Cielo registrou uma alta de 15% em suas ações negociadas na Bovespa (CIEL3) nesta segunda-feira, 15, e fechou com valor a R$ 4,80. O aumento no valor das ações foi puxado pelo lançamento do Facebook Pay no WhatsApp, solução de pagamentos do app de mensageria que tem a empresa brasileira como uma de suas principais parceiras.

Além do crescimento na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações da companhia na Nasdaq também cresceram. O papel da ADR da Cielo (CIOXY) fechou o dia custando US$ 0,98, uma alta de 19,5%.

Durante o dia, a CIEL 3 chegou a atingir uma máxima de R$ 5,67. Por sua vez, o CIOXY teve negociação máxima em US$ 1,70.

Análise – Parte I

O resultado de hoje não coloca a companhia no patamar pré-pandemia, mas mostra um caminho para a empresa, que vem sofrendo com quedas no preço de seu papel desde o começo de 2020. Em 2 de janeiro deste ano, a ação da Cielo terminou o dia com um valor de R$ 8,57 e desde então não retornou mais a este valor.

As quedas das ações estavam relacionadas ao momento ruim da macroeconomia nacional (vide resultados no PIB) e ao recuo nas transações – a vasta maioria ocorrida com maquininhas de pagamento no comércio de rua – após 15 de março, quando a OMS declarou a pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar que a estratégia de crescimento da base da Cielo desde 2018 busca atrair mais profissionais liberais e empresas do segmento PME.

Análise – Parte II

Um dos primeiros resultados efetivos do novo coronavírus pôde ser visto em sua base de clientes ativos. A Cielo registrou uma queda de 6,6% na base, de 1,5 para 1,4 milhão na comparação entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020. Vale dizer que a queda também teve impacto por conta de uma estratégia menos agressiva na política de subsídios em máquinas de pagamentos vendidas no primeiro trimestre.

A companhia também registrou aumento de 1,9% nas transações financeiras em seu ecossistema no primeiro trimestre de 2020 com R$ 160 bilhões, ante R$ 156 bilhões de um ano antes. Ainda assim, o volume foi menor que o esperado devido aos primeiros impactos da Covid-19.

Agora, com o Facebook Pay, a companhia de pagamento ganha mais uma alternativa de obter receitas e registrar mais transações no meio digital, uma vez que poderá alcançar o consumidor que está em casa e segue afastado das lojas e das compras em decorrência da crise pandêmica.