Fortinet

As empresas brasileiras estão com dificuldades para encontrar profissionais capacitados para implementar o open banking. Segundo Diego Oliveira, engenheiro de arquitetura de sistemas da Fortinet, esse problema traz um desafio para o setor financeiro, em especial em razão do curto prazo para atender as obrigações do sistema financeiro aberto.

“Há um desafio profissional no open banking. São muitos requisitos, protocolos e muitas novidades (para serem cumpridos). Isso demanda profissionais que conheçam o tema, focados em plataformas específicas e que tenham especializações”, comentou Oliveira, durante live organizada pelo Mobile Time nesta terça-feira, 15. Ele destacou que a saída, muitas vezes, passa pela adoção de soluções “low code” ou mesmo “no code”.

Por sua vez, Renato Hormazabal, arquiteto de segurança da HypeFlame, disse que há dificuldade não apenas em contratar, mas em “manter” os profissionais especializados dentro das companhias. Em seu relato, ressaltou que existem muitos profissionais brasileiros trabalhando para empresas estrangeiras remotamente, uma tendência acelerada pela crise do novo coronavírus (Sars-Cov-2): “Cada dia temos mais pessoas trabalhando para empresas de fora. Com o dólar e euro altos, nós perdemos essas pessoas para esses mercados”, afirmou.

Karen Machado, gerente executiva de open banking do Banco do Brasil, acredita que o mercado “está aquecido” em TI para finanças. Mas também para a área de negócios, pois os bancos precisam de profissionais “que saibam olhar para a experiência de negócio aberto”, o que inclui profissionais capazes de costurar parcerias ou investir em startups via fundo de investimento.

Quantidade não é qualidade

João Paulo Aragão, estrategista-executivo de tecnologia para a indústria de serviços financeiros da Microsoft, alertou que “não adianta colocar 50 pessoas” em uma mesma sala. Ou seja, quantidade não é qualidade: “Se tiver uma ou três pessoas com conhecimento já ajuda”, comentou.

Vale lembrar, Rogério Melfi, coordenador do GT de open banking na ABFintechs, avisou sobre a falta de profissionais dedicados ao sistema financeiro aberto, em matéria recente publicada por este veículo.