A Autoridade de Competição e Mercado (CMA) do Reino Unido fará um estudo para entender se o duopólio de Apple e Google pode resultar em perdas aos consumidores em diversas áreas. Em nota à imprensa, Andrea Coscelli, executivo-chefe do CMA, disse que a ideia do regulador é analisar os poderes de mercado das duas empresas em relação aos usuários e concorrentes que desejam se inserir no ecossistema mobile.

O estudo também analisará o controle que Apple e Google têm sobre outros negócios que estão na jornada móvel. Em especial, com relação aos desenvolvedores que dependem das lojas de aplicativos App Store e Google Play para alcançar seus consumidores.

Atualmente, Google e Apple estão sob escrutínio da CMA por preocupações acerca de competição.

De acordo com Coscelli, os trabalhos anteriores da Autoridade apontaram “tendências preocupantes”. O executivo-chefe afirmou que negócios e consumidores podem ser afetados se não houver controle. O lançamento do estudo antecede a criação da Unidade de Mercados Digitais da CMA, que terá um novo conjunto de regras para empresas desse setor.

Averiguação

O estudo tem prazo para ser entregue em até um ano e a CMA deixou um questionário aberto para receber o ponto de vista dos desenvolvedores de aplicativos. Uma vez que a análise esteja concluída, o regulador pode fazer indicações para órgãos do governo britânico ou criar regulações para consumidores e negócios.