Major PM Jefferson Araújo da SSP/BA apresenta o projeto de LTE privativa de seu estado (Crédito: Izilda França/Mobile Time)

O governo da Bahia deve “virar a chave” e ligar a sua rede privativa 4G até o final deste ano. Durante o evento organizado por Mobile Time, MPN Fórum, o gerente de projeto na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Major PM Jefferson Araújo, confirmou nesta terça-feira, 29, que a iniciativa entra em ação para atender as forças de segurança estaduais até o final de dezembro.

Batizado como Serviço de Comunicação Móvel Crítica Banda Larga (SCMC-BL), o contrato com a Oi (que na realidade é integradora neste projeto) e Huawei dura até 2026 e o investimento foi de R$ 290 milhões. Feita ‘as a service’ via licitação, a rede LTE servirá para a comunicação de voz e dados de policiais militares, policiais civis, bombeiros e membros da polícia técnica baiana em 13 cidades da Região Metropolitana de Salvador e na capital.

Para prestar o serviço de conectividade foram instaladas 92 ERBs nas 13 cidades, sendo 43 em Salvador. A cobertura do LTE da SSP/BA cobre 90% das áreas urbanas desses municípios. Serão atendidas 35 unidades de segurança pública, 2.113 terminais portáteis (celulares e rádios digitais) e 1.804 terminais veiculares.

Vale dizer que o projeto que deu origem à SCMC-BL – de câmeras conectadas para reconhecimento facial de possíveis criminosos e veículos com pendências na Justiça – capturou 600 pessoas em quatro anos. Em outubro de 2021, o número divulgado pela SSP-BA era de 216 criminosos.

Expansão

Araújo confirmou que o governo deve preparar um novo edital para a renovação e expansão do projeto em 2026. A ideia do governo estadual é receber mais propostas na próxima etapa, uma vez que o projeto começa a ganhar destaque, inclusive servindo como exemplo para outros estados e mesmo para o governo federal, como explicou Geraldo Segatto, diretor do projeto de redes privativas do governo federal da EAF.

“A nossa rede é mais ampla que a da Bahia. Servirá para atender os órgãos de segurança e alto escalão do governo federal, como presidente e ministros da República. Será a primeira do gênero na América Latina. Mas a rede privativa da Bahia é um caso de referência em missão crítica (segurança) para nós”, afirmou.

Interior

Araújo confirmou que o projeto vai para o interior do estado. Neste caso, a ideia é fazer parcerias com LTE privativa e criar uma “malha híbrida”. Neste formato, a integradora (Oi) vai credenciar, negociar e conectar as redes particulares que estão interessadas em compartilhar as suas infraestruturas com a SSP/BA.

Esse projeto começa em 2023 com o mapeamento das redes que estão no interior. Araújo explicou que este modelo de credenciamento de parceiros já é usado com a expansão das câmeras.