A Meta confirmou que a função canais do Instagram (Android, iOS) será expandida globalmente para todos os seus usuários nas próximas semanas. A companhia deu a notícia junto com o anúncio de que os canais chegariam aos consumidores da Índia nesta quinta-feira, 15. A tecnologia está em testes nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. Um dos principais usuários e expoentes dos canais no Instagram é o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que tem usado o espaço para anunciar as novidades da companhia.

Vale lembrar, a funcionalidade de canais do Instagram opera de forma similar aos canais do WhatsApp, ou seja, é uma forma de criadores de conteúdo enviarem mensagens de voz, vídeo e foto para os seus seguidores. Estes não conversam, mas podem reagir e participar de pesquisas quando optam apenas por receberem as mensagens; as mensagens aparecem como qualquer outra conversa no Instagram Direct; e os usuários podem silenciar o envio a qualquer momento.

Com a expansão nesta quinta-feira, o Instagram também apresenta novas ferramentas, como: envio de convites para pessoas seguirem um canal; envio de questionário; abas de canais dedicados na caixa de mensagens; mensagens efêmeras; moderador de canal; compartilhamento de links e prévias no Stories.

Importante recordar, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil do último mês de maio aponta que o Instagram está na homescreen de 55% dos smartphones do Brasil, atrás apenas do WhatsApp (59%) nesse aspecto.