|Mobile Time Latinoamérica| Em mais uma etapa da sua decisão estratégica de sair da América Latina (com exceção do Brasil), a Telefônica anunciou a venda de 100% de sua operação no Equador para a Millicom Spain, subsidiária do grupo Millicom, em uma transação avaliada em US$ 380 milhões.
A Movistar Equador é atualmente a segunda maior operadora móvel do país, com uma participação de mercado próxima a 28% e uma base de aproximadamente 5 milhões de clientes ao final de março de 2025.
A Millicom, grupo que oferece serviços móveis e de cabo em vários países da América Latina sob a marca Tigo, reforça com essa aquisição sua presença na América do Sul, aonde tem operações na Bolívia, Colômbia e Paraguai. A marca também é forte na América Central e no Caribe.
A venda da Telefónica Equador — que opera sob a marca Movistar — está alinhada à estratégia global do grupo espanhol de otimizar seu portfólio na América Latina, reduzindo progressivamente sua exposição na região e concentrando-se em mercados considerados estratégicos para a companhia. O grupo espanhol já encontrou compradores para suas operações na Argentina, na Colômbia e no Peru.
A aprovação dessa aquisição depende das autoridades regulatórias competentes.
A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA.