Há milhões de aplicativos móveis disponíveis no mercado, mas são poucas as opções educativas para crianças. Foi como mãe que Valeria Guerra criou a Cuca Maluca, desenvolvedora de conteúdo infantil para tablets e smartphones. A empresa é criadora dos livros digitais infantis Vitória Régia e Saci Perereca, que juntos somam 500 mil embarques em dispositivos da Sony, Semp Toshiba, Positivo e Gradiente.

“A ideia da Cuca Maluca nasceu quando ganhei um tablet e minha filha, apesar de ter achado legal, me disse que não tinha nada voltado para ela. O nome Cuca veio do apelido dela. Desenvolvemos conteúdo para crianças de dois a dez anos de idade, usando a tecnologia como apoio, e estamos sempre usando a cultura brasileira, como o folclore, para que o conteúdo seja um bom instrumento para pais e crianças”, conta Valeria.

Do catálogo da Cuca Maluca, os livros Vitória Régia, Saci Perereca e Curupira Caipira têm download grátis na Google Play. Apenas o app "A História das Comunicações" custa R$ 2,00. Por enquanto, a versão para iOS está sendo reformulada por conta da atualização do sistema operacional. Além da leitura, crianças menores podem ouvir o áudio da estória e há elementos interativos, como um quebra-cabeça. Uma das preocupações da empresa foi evitar qualquer tipo de publicidade dentro dos aplicativos.

A expectativa da Cuca Maluca é duplicar os embarques dos livros em dispositivos de parceiros até o final do ano, atingindo o número de 1 milhão, e dobrar também o faturamento. Em agosto deste ano, a empresa vai lançar mais um livro para a coleção, que conta a história de Santos Dumont, com áudio gravado pelo ator Alexandre Borges. Está previsto também o lançamento de uma coleção de livros sobre uma joaninha que passeia pelo mundo e conta curiosidades sobre os lugares que visita.

Além dos livros, a Cuca Maluca está desenvolvendo conteúdo infantil para duas operadoras de telefonia móvel na área de m-learning. “Estamos desenvolvendo uma linha específica de white label para cada operadora. Estamos apostando bastante no mercado de serviços de valor adicionado, principalmente como white label”, diz Valeria. Também na área de m-learning, a empresa está trabalhando em um projeto para ensinar empreendedorismo às crianças de uma escola, que deverá ser anunciado no próximo semestre.