Metade dos internautas brasileiros não conhece serviços de streaming de música no celular, como Deezer, Rdio e Spotify. É o que revela a terceira pesquisa sobre comportamento de consumo de conteúdo móvel realizada pela Opinion Box em parceria com MOBILE TIME, na qual foram entrevistados em junho 1.484 internautas, respeitando as proporções de distribuição geográfica, faixa etária e renda mensal desse grupo no Brasil.

Além de melhorar a divulgação de seus serviços, os apps de streaming de música precisam mudar a mentalidade do consumidor brasileiro para que este se acostume com a ideia de acessar as faixas, em vez de tê-las guardadas em mp3. Em uma das perguntas, os entrevistados foram estimulados a escolher qual opção prefeririam: ter suas músicas favoritas salvas em mp3 ou cds para ouvir a qualquer momento, mesmo sem conexão à Internet, ou utilizar um serviço no computador e/ou no celular que dê acesso a praticamente todas as músicas do mundo, inclusive as suas favoritas, a qualquer momento, mas sem a possibilidade de armazenamento para livre compartilhamento dos arquivos. O resultado: 55% preferem ter as músicas, enquanto 45% optariam por acessá-las. A diferença é menor quando considerado apenas o grupo que afirmou no começo da pesquisa conhecer serviços de streaming de música (53% a 47%) e maior entre os que não conhecem (57% a 43%).

Celular, PCs e vitrolas

A pesquisa perguntou com que aparelho os internautas costumam ouvir música. Era permitido marcar mais de uma opção. O computador/laptop ficou em primeiro lugar (79,2%), seguido por celular (75,8%), rádio (67,9%), cd player (48,2%), TV (44,6%), mp3 player (34,8%), tablet (18,7%) e vitrola (3,4%). Apenas 1% disse não ter o costume de ouvir música.

Dentre os 75,8% que escutam música no celular, 84% disseram que usam mp3s gravados no aparelho; 60,5%, rádio FM; 30,7%, apps de streaming; e 5,2%, outros. Novamente era permitido apontar mais de uma opção. Para os que usam apps de streaming de música, foi perguntado quais serviços costumam acessar. O Deezer lidera, seguido por Spotify, Rdio e Soundcloud, nesta ordem.

Entre os que responderam que ouvem música no celular, conhecem apps de streaming mas não os utilizam, foi perguntado o motivo para não usá-los: 44,4% disseram que preferem ter as músicas em mp3; 22,9% não sabem usar; 17,1% acham caro; 10,6% disseram que seu celular não permite a instalação de apps; e 5,1% apontaram outras razões.

Celulares mudos

Praticamente um em cada quatro internautas brasileiros respondeu que não costuma ouvir música no celular. As principais razões citadas para isso foram: má qualidade do áudio no celular (26,5%); falta de espaço para armazenamento das músicas (21,7%); interface pouco amigável do player no celular (9,5%); o celular não reproduz músicas (7,8%); o usuário não sabe como ouvir músicas no celular (5%); outras razões (29,5%).

Anteriormente, Opinion Box e Mobile Time realizaram em conjunto pesquisas sobre uso de apps móveis em geral e sobre uso de serviços de mensagens instantâneas (veja nas matérias relacionadas abaixo).