O celular se transformou no walkman do século 21, mas pouca gente efetivamente paga pelo download de música digital que escuta nele. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com MOBILE TIME, revela que 74,5% dos internautas brasileiros que costumam ouvir música em MP3 em seus celulares nunca pagaram pelo download de uma faixa. A pesquisa entrevistou 1.484 internautas, respeitando as proporções de distribuição geográfica, faixa etária, sexo e renda familiar mensal desse grupo no Brasil.

Entre aqueles que usam aplicativos de streaming de música no celular, a situação é pior: apenas 15,7% pagam por esse serviço. A esmagadora maioria (84,3%) opta por versões gratuitas, que geralmente incluem propagandas ou são limitadas a um período promocional.

Um dado interessante é que entre os que pagam por música digital, tanto em MP3 quanto em streaming, a maioria são homens (leia mais detalhes sobre esse aspecto nesta outra matéria sobre a pesquisa).

De acordo com a pesquisa, 75,8% dos internautas brasileiros usam o celular para ouvir música. Destes, 84% escutam por meio de arquivos em MP3; 65,5% ouvem pelo rádio FM embarcado no aparelho; e 30,7%, através de apps de streaming.

Outros resultados da mesma pesquisa foram divulgados na semana passada por este noticiário. Esta é a terceira pesquisa sobre comportamento de uso de conteúdo móvel por internautas brasileiros realizada pela Opinion Box em parceria com MOBILE TIME este ano. Leia sobre as outras duas entre as matérias relacionadas abaixo.