A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos multou em US$ 5 bilhões o Facebook pela  manipulação dos dados pessoais de mais de 87 milhões de usuários da rede social, no escândalo que ficou conhecido como Cambridge Analytica, em 2018. O valor foi acordado com a empresa.

O placar da votação na FTC foi de 3 a 2, com os republicanos apoiando a multa e os democratas se opondo. Alguns políticos americanos afirmaram que a multa recorde não é suficiente para punir o Facebook e que deveria ser feito mais para garantir a privacidade dos dados nos EUA.

“Dadas as repetidas violações de privacidade do Facebook, está claro que reformas estruturais fundamentais são necessárias”, disse Mark Warner, senador democrata, a repórteres da CNBC na última sexta-feira, 12.

Libra ameaçada

O Congresso norte-americano também está dando muitas dores de cabeça à gigante de mídia social. De acordo com o site The Verge, os congressistas democratas estudam uma nova lei que obrigaria o Facebook a desistir de sua criptomoeda, a Libra. Apelidado de Keep Big Tech Out of Finance Act (em português, Lei para Manter as Grandes Empresas de Tecnologia Fora das Finanças), o projeto proibiria explicitamente as grandes empresas de plataformas digitais de prover serviços financeiros. Neste caso, o Facebook teria que separar a Libra da empresa caso a lei seja aprovada.

O texto define “grande plataforma” como uma empresa de tecnologia com receita global anual de US$ 25 bilhões ou mais.

Vale dizer que o texto ainda sequer foi apresentado no Congresso.

Nesta semana, o executivo do Facebook e idealizador da Libra, David Marcus, vai ao congresso para audiências para explicar sobre a criptomoeda.