O Mercado Livre (Android, iOS) e o Mercado Pago (Android, iOS) conseguiram arrecadar até agora R$ 2,5 milhões em doações da própria empresa e de consumidores, através dos dois aplicativos, para a Cruz Vermelha e para o Banco de Alimentos durante a pandemia. A campanha aparece na forma de cards dentro dos apps. No caso da Cruz Vermelha, o dinheiro é destinado à distribuição de kits de higiene e material informativo sobre a doença em áreas de maior vulnerabilidade social. A ONG Banco de Alimentos, por sua vez, distribui alimentos a entidades de assistência social. O valor arrecadado equivale a 36.750 kits de proteção individual para avaliação e assistência médica e mais de 43 mil quilos de alimentos.

Daniela Mercury no show do projeto “Frente a frente”

A arrecadação deve crescer ainda mais a partir do próximo fim de semana quando a empresa lançará uma iniciativa batizada como “Frente a frente: um artista cantando para um herói”, que consiste na gravação de uma apresentação de um artista para um profissional de saúde. O projeto envolve 10 shows em seis países da América Latina, sendo três no Brasil, com Daniela Mercury, Seu Jorge e Paula Fernandes. Um clipe de cada apresentação será exibido no intervalo do programa Altas Horas, da Globo, ao longo dos próximos três sábados, e a íntegra será disponibilizada no canal do Mercado Livre no YouTube e dentro do Globoplay. Durante as apresentações, o público será estimulado a doar para as referidas ONGs, por meio de QR codes exibidos na tela.

O Mercado Livre informa ter investido também R$ 20 milhões em medidas diversas para apoiar os pequenos vendedores presentes em sua plataforma.