O 190 PR (Android, iOS), aplicativo da Polícia Militar do Paraná para recebimento de chamados da população, acumula 412 mil atendimento processados desde o seu lançamento, em 2018. O volume vem crescendo continuamente. Em 2018 haviam sido processados 1,1 mil registros. O número saltou para 93 mil em 2024. E um novo recorde deve ser batido este ano, já que de janeiro a julho foram 51 mil, informa a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).
Os chamados mais comuns pelo app dizem respeito a ocorrências de perturbação do trabalho ou sossego (332 mil registros), seguidos por sinistros de trânsito (13 mil) e casos de violência doméstica (9 mil). O app inclui um botão de pânico, que envia pedido de socorro para a polícia junto com a localização do celular.
Todos os chamados passam por uma triagem da PM, que atende àqueles mais urgentes deslocando os policias que estiverem mais próximos da ocorrência.
Cada chamado é acompanhado da localização do celular. O cidadão pode acompanhar em tempo real o status da sua solicitação e até conversar por chat com o policial encarregado do seu pedido.
Vale destacar que para usar o aplicativo é preciso se identificar através de um cadastro na primeira utilização. Isso serve para prevenir trotes. O índice de falsos registros é pequeno. Quando isso acontece, o responsável é identificado e encaminhado à Polícia Civil para responder por falsa comunicação de crime.
O app paranaense também está sendo utilizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Mato Grosso do Sul.