Os dados do Relatório de Monitoramento da Competição do período, feito pela Superintendência de Competição da agência reguladora, apontam uma concentração no mercado móvel nas três grandes operadoras, com Claro, TIM e Vivo, com 95,2% de market share, porém o índice vem diminuindo lentamente ao longo dos últimos quatro trimestres. A liderança continua com a Vivo/Telefônica, com 38,5% do mercado; em seguida vem a Claro, com 33%; e, na terceira posição, TIM, com 23,4%.
As demais prestadoras de telefonia móvel representam 4,8% do mercado, divididas entre operadoras móveis virtuais (MVNOs) e Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), com atuação regional, “demonstrando que no atual cenário, prestadoras regionais e MVNOs vêm enfrentando desafios na contestação das três grandes prestadoras nacionais”, escreve no relatório.
Algar (1,68%), Datora (1,13%), Surf (0,93%), Next (0,42%), Telexperts (0,31%), Unifique (0,06%) e Brisanet (0,20%) registraram um pequeno crescimento no terceiro trimestre, em especial as duas últimas que, no último ano, teve incremento na base de clientes móveis de 398% e 313%, respectivamente.
Vale dizer que a Ligga Telecom foi a única a ter queda no número de clientes móveis.
No entanto, a agência avalia a concentração no mercado por meio do Índice Herfindahl-Hirschman (HHI). A medida de grau de concentração varia entre 0 e 1, sendo que, quanto menor mais desconcentrado é o mercado em avaliação. No segundo trimestre, o índice fechou em 0,3140. Na elaboração do Planejamento Estratégico, a Anatel estabeleceu como meta para o indicador o patamar inferior a 0,3594 até 2027.
“O Mercado de Varejo de Telefonia Móvel observa alta concentração quando comparado a outros mercados de serviços de interesse coletivo. Essa concentração elevada se deve ao fato do Mercado de Varejo de Telefonia Móvel ser constituído, principalmente após o processo de venda da Oi Móvel concluído em 2022, majoritariamente por três grandes prestadoras nacionais. As participações de Vivo, Claro e TIM, somadas, representavam 95,2% dos 266,1 milhões de acessos ativos no país ao final deste trimestre”, escreve a agência em seu relatório.
“Dada essa condição, a concentração desse mercado tende a ser elevada, como demonstra a evolução do HHI de Telefonia Móvel, variando pouco entre trimestres e mantendo-se estáveis em níveis relativamente altos. Neste contexto de quase estabilidade em patamares elevados, é possível observar uma pequena redução da concentração do Mercado de Telefonia Móvel medido pelo HHI quando comparado com os últimos quatro trimestres”, como aponta o gráfico abaixo:

HHI. Crédito: Anatel
Ao final do 2T25, segundo dados da Anatel, o país possuía 27 operadoras Autorizadas a prestar Serviço Móvel Pessoal. Destas, 14 eram MVNOs Autorizadas.
“Em relação ao número de acessos vinculados às MVNOs, no 2T2025, foram registrados 7.895.212 acessos dessas operadoras, em destaque na Figura acima, que demonstra sua evolução desde 2013”, escreve a agência em seu relatório.
O mercado de telefonia móvel no Brasil registrou 4,9 milhões de adições líquidas de novas linhas no segundo trimestre de 2025, totalizando no fim do período 266,1 milhões de acessos ativos. De acordo com a Anatel, trata-se do melhor desempenho no 2T nos últimos cinco anos.
Mercado de Voz
A Anatel também avaliou o mercado de voz, considerando telefonia fixa, móvel e as over-the-top (OTTs), ou seja, aplicativos como WhatsApp.
Neste caso, as OTTs representam 54,6% dos acessos estimados, um ligeiro aumento na comparação com o mesmo período de 2024, quando era de 54,2%. Vivo segue na segunda posição (17,3%), Claro (15%) em terceiro lugar e TIM (10,8%) em seguida. Oi (1%).
Oferta de interconexão móvel
Em relação ao fluxo de solicitações de interconexão móvel e respectivas ativações, a Anatel constatou uma média anual de quase 3,8 mil solicitações entre os anos de 2021 e 2024. No mesmo período, em média, foram quase 2,3 mil ativações por ano. Em 2025, foram registradas aproximadamente 3,6 mil solicitações, sendo quase 1,8 mil no segundo trimestre. “Houve registros de mais de 3 mil ativações dos pedidos realizados no presente ano até o final do segundo trimestre. A Interconexão Móvel, portanto, continua sendo o produto mais demandado no SNOA (Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado)”.
Roaming Nacional no mercado móvel
A Superintendência de Competição constatou dois pedidos ativados do roaming nacional no período, sendo que, ao longo de todo o ano de 2024, houve cinco pedidos registrados no sistema.