A HMD Global, nova detentora da marca Nokia para dispositivos móveis, contratou Pekka Rantala como diretor de marketing da empresa. Rantala, que já foi CEO da Rovio, criadora do game Angry Birds, junta-se ao CEO da HMD, Arto Nummela, e ao presidente da companhia, Florian Seiche.

Como missão, o novo CMO da companhia finlandesa deverá liderar a volta da marca ao mercado de smartphones, tablets e feature phones em um mundo hoje dominado por Apple e Samsung. Vale lembrar que os dispositivos da empresa serão produzidos em parceria com a FIH Mobile, subsidiária da Foxconn.

Pekka Rantala ainda foi escalado pela HMD para contratar profissionais de destaque do mercado mobile para a companhia criada em maio deste ano. O CMO deve buscar marqueteiros, especialistas de marca e comunicadores para interagirem com os usuários de celulares.

O executivo finlandês teve passagens pelas empresas alimentícias Hartwall e Fazer. Depois foi VP sênior de marketing da Nokia e CEO da Rovio. Sua gestão na Rovio foi marcada por dois grandes cortes em todas as áreas da desenvolvedora, exceto a divisão que cuidava do filme Angry Birds. A animação rendeu US$ 345 milhões e tornou-se a 16ª audiência de 2016, segundo o site Box Office Mojo.