O Pokémon Go vai alcançar nos próximos dias a marca de US$ 350 milhões em receita, somando a App Store e a Google Play, projeta a App Annie, companhia de inteligência em lojas de aplicativos. A marca será atingida em menos de dois meses de vida: o jogo foi lançado em 6 de julho. E vale lembrar que o Pokémon Go ainda não chegou em alguns mercados de grande porte e tradição em gerar boas receitas em games: Coreia do Sul e China. Pelo andar da carruagem, a App Annie estima que o game vai superar US$ 1 bilhão em menos de um ano e tem tudo para ultrapassar o filme campeão de bilheteria no mundo em 2016: "Capitão América: Guerra Civil", que registrou até agora faturamento de US$ 1,1 bilhão.

Dados da última semana de julho coletados pela App Annie junto a usuários de iPhone nos EUA revelam que Pokémon está sendo jogado por gente de todas as idades, homens e mulheres. Ele foi o game móvel mais jogado no período em todas as faixas etárias, à frente de Candy Crush e Clash of Clans.

E a App Annie lembra que a Niantic, produtora do game com a marca da Nintendo, nem se esforçou muito em campanhas de marketing para promover o game. Na verdade, não se tem notícia de praticamente nenhum gasto dela em aquisição de usuários, prática comum para qualquer lançamento de jogo móvel. Ou seja, seus produtores ainda têm essa carta para usar, se julgarem necessário.

Análise

O sucesso de Pokémon Go extrapola o setor de mobilidade. É um estrondo do mundo do entretenimento como um todo, o que fica claro na comparação com o filme Capitão América.

Poderia se dizer que não aconteceu nada parecido desde Angry Birds, mas cabe uma ressalva: Pokémon Go se aproveitou de uma marca que já era extremamente conhecida por causa de outros produtos, como um desenho animado e games para console. Angry Birds continua sendo talvez o primeiro e maior case de sucesso de marca nascida no ambiente móvel e que superou suas fronteiras, virando filme e centenas de outros produtos.

A reboque de Pokémon Go veremos mais e mais games móveis explorando marcas de renome. Porém, isso por si só não é garantia de sucesso. O jogo da Niantic combinou outros fatores para conquistar tantos downloads até agora, e um deles é sua própria dinâmica, mesclando coleção de itens com realidade aumentada, tecnologia que já existia há anos, mas que nunca havia conquistado a devida popularidade.