Amazon e Microsoft concluíram a integração entre seus assistentes de voz Alexa e Cortana, respectivamente, o que permitirá com que cada um convoque o outro e acesse aplicativos e serviços adicionais.

No momento, a integração é básica e exige que o usuário convoque cada assistente com frases como “Alexa, open Cortana” (“Alexa, abra a Cortana”, na tradução livre). Dessa forma, o Cortana será aberto num dispositivo Echo. E, “Hey Cortana, open Alexa” (“Ei, Cortana, abra o Alexa”, na tradução livre) abre o assistente da Amazon nos PCs e dispositivos Windows 10, como o alto-falante Harman Kardon Invoke.

Uma pessoa com a Cortana poderá solicitar produtos da Amazon ou gerenciar pedidos existentes usando instruções de voz. Da mesma forma, alguém com um Echo pode configurar novos eventos de calendário e responder a e-mails com a ajuda da Cortana.

Recursos como streaming de música ou alarmes ainda não estão disponíveis, mas a Microsoft diz que habilidades e recursos adicionais serão incluídos ao longo do tempo.

A integração ocorre quase um ano depois que os dois gigantes revelaram o plano de seus assistentes se comunicarem um com o outro e três meses depois de a Microsoft detalhar como a integração funcionaria.

Na briga entre os smart speakers, a integração entre Alexa e Cortana fortalece as empresas para competirem com a Siri, da Apple, e com o Google Assistente, da Alphabet.

Alexa tem mais de 45 mil “habilidades” que os desenvolvedores criaram, enquanto a Cortana tem mais de 250. E a Amazon lidera na quantidade de alto-falantes vendidos.

A Amazon e a Microsoft estão lançando a integração nos Estados Unidos. Pessoas com dispositivos Amazon Echo podem acessar a Cortana através do Alexa, enquanto os proprietários de alto-falantes Windows 10 PC e Samsung Harman Kardon Invoke podem acessar a Alexa diretamente da Cortana. As empresas pedirão feedback aos usuários para melhorar a integração.