O Google vai acrescentar novos recursos com IA generativa para facilitar navegação na web e resumir artigos, textos e informações mais detalhadas em sites, segundo informação divulgada pela empresa nesta terça-feira, 15. A nova ferramenta “SGE while browsing”, que pode ser traduzida como “experiência de busca com IA generativa enquanto navega”, vai gerar resumos com tópicos e destacar os pontos-chave de textos mais extensos, além de inserir links que redirecionam o usuário para os trechos relacionados no site.

Magi M2 Insight Desktop SCREEN 04

Google disponibiliza novos recursos com IA generativa. Foto: Divulgação/Google

A empresa conta que o objetivo é testar como a IA generativa pode colaborar com o usuário a buscar pelas informações e chegar no ponto principal da pesquisa de forma mais rápida. Segundo o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google para pesquisa, Rany Ng, em uma postagem no blog, a nova funcionalidade foi projetada “especificamente para ajudar as pessoas a se envolverem mais profundamente com o conteúdo de formato longo de editores e criadores e tornar mais fácil encontrar o que você procura enquanto navega na web.”

Além do “SGE while browsing”, o Google também está apresentando o novo botão “explorar na página”, que mostra perguntas que artigos da Internet respondem automaticamente com opções que o usuário pode pular para seções mais relevantes. A companhia informa que as novas ferramentas com inteligência artificial estão disponíveis no aplicativo do Google para Android e iOS, e que chegará ao Chrome para desktop nos próximos dias. Ressaltam também que os recursos funcionam somente em páginas públicas que não estão bloqueadas por paywall ou que exigem assinatura.