Até 2026, o uso de motores de busca tradicionais (Google, Bing, Yahoo, DuckDuckGo, por exemplo) deve cair 25% e haverá eventual perda de market share de publicidade dessas plataformas. De acordo com dado publicado pelo Gartner nesta terça-feira, 20, o motivo da queda será o avanço da utilização de chatbots, agentes e assistentes virtuais com inteligência artificial para a realização de pesquisas.

A companhia acredita que o crescimento dessas novas soluções será acelerado pela IA generativa, que está começando a se tornar ua substituta dos motores de busca, com respostas mais assertivas e inteligentes. Gartner prevê ainda que o uso mais intrínseco da IA generativa pelos usuários no lugar dos buscadores tradicionai, deve forçar marcas e empresas a repensarem suas estratégias de canais e marketing.

Conteúdo é rei, IA é a rainha

Outros movimentos que devem puxar o consumo de busca via chatbots e agentes virtuais são:

  • Redução do custo de produção de conteúdo que impactará o preço nas estratégias de palavras-chave dos buscadores;
  • Com isso, os algoritmos dos buscadores vão focar mais na qualidade do conteúdo para compensar o grande volume de conteúdos feitos com IA;
  • As empresas vão precisar de produtos e conteúdos fidedignos e de qualidade, únicos, para se aproximar dos seus consumidores, o que dependerá de expertise, experiência, autoridade e confiabilidade.

A consultoria também aponta que a necessidade de governos exigirem marca d’água em conteúdos feitos por IA também deve ter um papel relevante na forma como os buscadores devem exibir esses conteúdos nas pesquisas.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa