A Qualcomm está caminhando para expandir os horizontes e deixar de ser uma empresa basicamente de chips para também oferecer serviços, como FWA, Cockpit e IoT massivo. Mas a receita de serviços ainda não é forte na América Latina, pois o 5G – acelerador de grande parte dessas tecnologias – começou a chegar na região mais tarde, como explicou Luiz Tonisi, vice-presidente da Qualcomm e presidente da Qualcomm na América Latina.

Em conversa com a imprensa durante o Digital Transformation Summit da Qualcomm Brazil, nesta terça-feira, 15, Tonisi afirmou que, no futuro, a Qualcomm América Latina terá um faturamento de receita de serviços similar às principais operações da companhia no mundo. Para chegar a este patamar, a empresa vem fazendo parcerias com operadoras e integradoras para que seus serviços e sua tecnologia ganhem escala.

Uma série de integradoras foram apresentadas à imprensa como “Qualcomm Partners”. Entre elas NTT Data, V.Tal, Logicalis, SiDi e SPI. Além das parcerias, a companhia apresentou uma série de inovações:

  • A chegada da plataforma Aware que oferecerá soluções de IoT como serviços e monitoramentos de transporte de medicamentos de alta complexidade da DRS e de monitoramento de frotas da Maxtrack;
  • Laboratório para soluções de transporte público entre as duas empresas;
  • A versão do LTE Broadcast para a quinta geração, o 5G Broadcast em parceria com a Rohde Schwarz, que será testada no arcabouço da TV 3.0;
  • E a instalação de quatro luminárias da Juganu na Orla de Copacabana, Rio de Janeiro.