O Comitê Organizador do Jogos Olímipicos Rio 2016 pretende abrir nos próximos meses uma licitação para desenvolvimento de um aplicativo móvel que servirá de guia para os espectadores do evento. O app terá a programação das Olimpíadas e informações úteis para quem vai assistir às competições nas arenas esportivas. Os detalhes dos requerimentos do app estão sendo definidos pela entidade, mas é certo que o aplicativo precisará funcionar em pelo menos três sistemas operacionais móveis: Android, iOS e Windows Phone. A meta é selecionar o desenvolvedor ainda este ano e ter o aplicativo pronto para testes em meados de 2015, quando acontecerá uma série de eventos-teste um ano antes das Olimpíadas, informa o diretor de tecnologia do comitê, Elly Resende. A licitação não será restrita a desenvolvedores brasileiros.

Será a primeira vez que os jogos olímpicos contarão com um guia oficial no formato de aplicativo móvel. Nos jogos de Londres, em 2012, havia um app oficial com os resultados. Isso também haverá no Rio em 2016, mas ficará a cargo da empresa responsável pelo sistema de resultados, cuja licitação está em curso.

Outra novidade relacionada à tecnologia sem fio nas próximas Olimpíadas será a instalação de rede Wi-Fi dentro dos ônibus destinados ao deslocamento da imprensa entre as arenas esportivas e o centro de mídia, informa Resende. O executivo participou do seminário Rio Info, nesta segunda-feira, 15, no Rio de Janeiro.