Com a disputa pelas prévias presidenciais acirrando-se nos Estados Unidos, o Twitter lançou uma ferramenta para os cidadãos norte-americanos apoiarem seus pré-candidatos favoritos com doações financeiras através de tuítes. A ferramenta foi criada pela rede social em parceria com a Square, empresa de pagamentos móveis. De acordo com o Twitter, o intuito é deixar seus usuários mais engajados com seus candidatos e suas causas.

O político deve abrir uma conta no site Square para receber as doações. Na página, ele deve selecionar a opção de conta "business" e enviar e-mail para notificar a abertura de conta. Após confirmação, o pré-candidato (ou sua equipe) pode tuítar o URL da conta ou $Cashtah para pedir as doações.

Para os doadores, um tuite especial com a imagem do aspirante presidencial e o botão "contribute" vai aparecer na linha do tempo pedindo a doação. Ao clicar na postagem, o usuário deve escolher o valor, inserir o número de seu cartão de débito para pagamento e poderá compartilhar o post (ou não).

Recentemente, o microblog fez empreitadas para auxiliar o processo democrático em outros países. Como alertar os usuários sobre o dia de eleição, informações de contatos para envio de e-mails de campanhas e acompanhamento de audiência em tempo real.

A disputa prévia para nomear candidatos à presidência dos EUA acontece entre postulantes dos partidos Democrata e Republicano, internamente. Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders são os favoritos. Entre os republicanos, o executivo Donald Trump e o neurocirurgião Ben Carson lideram a disputa.