[Atualizado às 11h50 do dia 16/09/2021 alterando a solução da empresa de ‘low-code’ para ‘no-code’] A DevAPI aposta no avanço do open banking e da digitalização das empresas para triplicar sua receita anual. Para isso a companhia aposta em uma oferta de plataforma no-code e nos avanços da relação com a Tivit, empresa que adquiriu a startup em abril deste ano.

Em conversa com Mobile Time, Luana Ribeiro, CEO da companhia, explicou que a partir da relação com a Tivit, a DevAPI passou a ter 60 clientes. Mr. Cat, Delivery Center, Solar 21 e Grupo Jorlan, estão entre as empresas que utilizam a plataforma para conectar, gerenciar e automatizar processos através de APIs.

“A Tivit está colaborando, trazendo clientes grandes. O que eles fazem hoje é impulsionar o nosso plano”, diz. “A ideia com a Tivit é alcançar mais passos. Eu e William Hoffman (CTO) continuamos liderando as operações”, explica Ribeiro, que complementou informando que há planos de expansão para a América Latina no radar.

No no-code, Ribeiro explicou que a ideia foi criar uma plataforma que facilite a implantação e administração de APIs para empresas de pequeno porte, uma vez que são agnósticos.

A solução de no-code funciona como um “arrasta e solta” de integração de sistema na plataforma, permite criar regras com facilidade e mais simples, como explicou a executiva. Antes, a integração demandava um conhecimento razoável de JavaScript.

Atualmente, a DevAPI tem mais de 300 conectores em sua plataforma, ou seja, recursos e ferramentas prontas para uso, de APIs do Google até de sistemas de e-commerce como Tray.

Open banking

No sistema financeiro aberto, Ribeiro explicou que a ideia não é disputar pelos grandes players do mercado financeiro, mas oferecer seus serviços de integração de sistemas (‘iPaaS’ ou ‘Integration Platform as a Service’ no original em inglês) e gestão de API para empresas que farão parte desta jornada.

“Open banking aqueceu o mercado de APIs. Mas estamos falando de muitas empresas querendo ter suas techfins (provedores de tecnologias para quem concebe produtos financeiros). Esse é o caminho que queremos explorar. Pegar essa API e criar uma techfin dentro de uma empresa. Só que é um processo complexo. Tem que fazer vários checks”, disse.

Até a primeira metade de 2021, antes do lançamento do serviço de no-code, 90% dos clientes da DevAPI são usuários do modelo de iPaaS, o restante é o API Management, uma solução para gerenciar e criar APIs. A CEO acredita que o open banking pode mudar o cenário, mas ainda há trabalho.

“Importante dizer, o open banking ainda não é tudo que falaram que seria. Vai ter que educar o mercado. Acredito que deve avançar nas fases mais abertas (3 e 4). Virá muita coisa interessante, em especial para fintechs e techfins”, completou.