O aplicativo SIM Maternidade (Android, iOS), lançado no fim do ano passado e voltado para gestantes de Campina Grande/PB, ganha uma versão para os profissionais de saúde. Antes, essas pessoas acessavam os dados das pacientes a partir de uma plataforma web. O app foi desenvolvido pela MTM Tecnologia em parceria com a prefeitura da cidade e faz parte da iniciativa da Qualcomm Wireless Reach.

Os profissionais de saúde podem acessar os resultados dos exames da paciente e orientá-las. Com essa agilidade, a ideia é que o SIM Maternidade reforce a comunicação entre paciente e profissional e que seja capaz de evitar o agravamento de sintomas que levam à hospitalização das pacientes, como em casos de diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.

Já no app das grávidas, é possível acessar informações sobre vacinas, acompanhar agendamentos de consultas e exames, registrar sintomas e resultados de exames.

O app também conta com informações educativas para as gestantes.

Com a solução, as pessoas podem registrar as visitas ao posto de saúde, receber alertas das próximas consultas, digitalizar os resultados dos exames – de modo a concentrar os papéis no app e não precisar mais levar as cópias físicas – além de melhorar a comunicação entre o profissional e a gestante.

Para a prefeitura, o SIM Maternidade anonimiza os dados gerados no app que são enviados a uma plataforma digital, também desenvolvida pela MTM Tecnologia, para equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de gestores de clínicas que prestam atendimento à rede do SUS.

A expectativa de Gustavo Perez, CEO da MTM Tecnologia, é que o app atenda até 80% das gestantes atendidas pelo SUS em Campina Grande.

O projeto Qualcomm Wireless Reach atua em diferentes segmentos, entre eles a saúde. A proposta é identificar um problema que pode ser endereçado por meio de tecnologia, para, em seguida, montar uma cooperação com um parceiro tecnológico, que neste caso é a MTM Tecnologia.

Depois de identificado o problema, a Qualcomm se aproxima de uma entidade governamental, neste caso a prefeitura de Campina Grande – por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia – e, só então, desenvolve a solução.

“Não trazemos uma caixa pronta e colocamos para ser implementada aqui. Desenvolvemos em parceria para entender exatamente qual o problema que está acontecendo e desenvolver a partir do ponto de vista da comunidade local”, explicou Milene Franco, gerente sênior de relações governamentais da Qualcomm (foto), em evento que aconteceu nesta sexta-feira, 15, em Campina Grande. “É um projeto que segue em aprimoramento. Ele já existe, já atua nas gestantes e não para por aqui, seguimos aprimorando e queremos ampliar, alcançando mais gestantes e também refinando a solução”, complementa.

Para uma nova etapa do projeto, a proposta é que o app ganhe inteligência artificial.