Gestantes podem acompanhar as consultas agendadas e realizadas, assim como os exames. (Crédito: divulgação)

Foi lançado nesta quarta-feira, 22, o projeto Saúde Inteligente Móvel para Maternidade (SIM Maternidade), que visa a aumentar o acesso ao pré-natal na cidade de Campina Grande/PB. Promovido pela Qualcomm, em parceria com a prefeitura da cidade e a MTM Tecnologia, o projeto usa um aplicativo (Android, iOS) para ajudar a reduzir o número de internações de mulheres em gestação de alto risco.

Ao longo da assistência médica do Sistema Único de Saúde (SUS), a gestante pode realizar o monitoramento da saúde, acompanhar as consultas de pré-natal e ser alertada quando há qualquer problema relacionado à gravidez. Por meio do app, elas recebem mensagens, preenchem formulários de acompanhamento e têm acesso a materiais educativos. Dessa forma, fazem um registro da evolução da gravidez.

Os dados coletados serão analisados pelos profissionais de saúde por meio da plataforma web do SIM Maternidade. É feito um monitoramento da saúde das gestantes, além de gerar relatórios e acompanhar indicadores. Já pelo aplicativo, a equipe de saúde do projeto pode registrar observações, notificar a equipe médica, acessar o histórico médico do paciente e as informações enviadas a ele. A equipe médica é avisada quando há um potencial alerta de saúde.

A equipe de inteligência artificial da Qualcomm será responsável pela mineração de dados e análise de tendências. O objetivo é identificar padrões, para aprimorar a análise das informações enviadas às equipes de saúde do projeto. Os resultados serão disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, além de gestores de clínicas e equipes de saúde.

O SIM Maternidade também faz parte de um estudo clínico que avaliará o uso de tecnologia móvel em benefício da saúde materna.