A Apple começou a liberar nesta segunda-feira, 15, o acesso ao iOS 26, inclusive no Brasil. Esta nova versão demanda pelo menos 16,5 GB de espaço em iPhones e tem como principais atrativos e o Call Screening, assim como novas funcionalidades da Apple Intelligence.
Importante recordar, o Mobile Time confirmou que o recurso de triagem de chamadas teria versão em português a partir de seu lançamento público. Esta solução permite que a pessoa não identificada que está ligando informe qual o motivo do contato e a resposta é repassada em um card para um usuário decidir se atende ou não.
O OS também recebe um assistente de espera (Hold Assist) que permite ao usuário não ficar na linha esperando por um atendente, assim como traduzir conversas em tempo real nos apps Mensagens, FaceTime e Telefone. Em conversa em grupo, agora é possível pedir, enviar ou receber o Apple Cash para dividir uma conta, criar uma enquete com auxílio da Apple Intelligence e filtrar mensagens indesejadas das importantes.
Outras novidades do sistema operacional são:
- Criar imagens e Genmojis com o Image Playground;
- Uma visão mais compacta e com modo escuro ao conectar com o Apple CarPlay;
- Apple Music passa a ter um modo tradução de letra e de pronúncia, assim como o modo AutoMix para mudar de uma música para a outra, como um DJ;
- Apple Maps recebe a opção “lugares visitados” para o usuário lembrar por onde passou e agora memoriza a rota favorita do usuário;
- Carteira da Apple passa a ter atualização em tempo real do Live Activities de voos, além de trazer o mapa do aeroporto e onde está a mala;
- E a empresa lança um app dedicado a games, o Apple Games, que sincroniza em um único lugar os jogos, a atividade online e a possibilidade de jogar e competir com amigos.
Apresentada na WWDC em junho deste ano, o sistema operacional móvel da Apple mudou a forma de nomear suas versões. Se o anterior era iOS 18 e deveria passar para iOS 19, a companhia mudou para iOS 26 em uma padronização que também envolveu MacOS, watchOS, tvOS, visionOS e iPadOS.