Até a última segunda-feira, 17, quando a Apple lançou seu novo sistema operacional, o iOS 12, 85% dos usuários de smartphones da empresa usavam a versão anterior do seu sistema operacional, o iOS 11, de acordo com levantamento do site de pesquisa Statista. Outros 10% usam a versão iOS 10 e apenas 5% dos dispositivos móveis da Apple são anteriores.

A mesma concentração na versão mais nova não acontece nos smartphones e tablets que usam Android. A versão do sistema operacional Android do ano passado (8.0) está instalada em menos de 15% de todos os dispositivos ativos, enquanto mais da metade de todos os dispositivos Android rodam em um sistema lançado em outubro de 2015, ou antes.

Desenvolvedores

O fato de a maioria usar o mesmo sistema operacional ajuda os desenvolvedores de aplicativos para produtos da Apple. Eles encontram um campo bastante unificado, reduzindo, assim, possíveis problemas.

Porém, para desenvolver apps para o sistema Android, é preciso trabalhar com um sistema profundamente fragmentado, o que pode acarretar em apps com problemas ou com experiência do usuário ruim.

Longevidade

O lançamento do iOS 12 marcou a empresa californiana por ser a primeira vez, desde 2015, que a atualização está disponível para o mesmo grupo de dispositivos que seu antecessor, o que significa que o novo OS pode ser baixado para qualquer usuário usando um iPhone 5S ou mais recente, o que é notável, considerando que esse terminal se aproxima do seu quinto aniversário – algo raro em produtos tecnológicos nos dias de hoje.

O que diferencia o iOS do Android é o fato de que a maior parte dos dispositivos Apple roda a última versão do seu sistema operacional