Há certas rotinas com o smartphone que, de tão repetidas, poderiam perfeitamente ser automatizadas. Essa é a proposta do aplicativo Trigger: criar automações personalizadas para o usuário, poupando seu tempo e esforço. O app permite que sejam criadas tarefas com o seguinte modelo lógico: se algo acontecer, logo, o telefone deve realizar determinada ação. Na versão gratuita são disponibilizados três gatilhos: Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Na versão profissional, pode-se definir ações a partir de causas como a bateria atingir determinado percentual; ou quando for certa hora do dia; ou quando o telefone for colocado para recarregar; ou quando o usuário entrar em uma determinada área de cidade, a partir de uma cerca virtual pré-definida. O desbloqueio da versão profissional custa US$ 2,99 e é vendido por dentro do app.

Entre as ações disponíveis estão o controle do volume, a abertura de aplicativos, o envio de mensagens, o acesso a redes sociais, a realização de chamadas, a criação de eventos, o estabelecimento de alarmes, dentre outras. No caso de redes sociais, pode-se definir tweets automáticos no Twitter ou check-ins automáticos no Foursquare e no Facebook, por exemplo.

O Trigger permite ainda criar restrições em cada tarefa, como definir horários ou dias da semana em que as ações não devem acontecer, ou quando estiver conectado a redes Wi-Fi específicas ou quando estiver sendo carregado na tomada.

O app tem algumas sugestões de tarefas pré-programadas, disponíveis apenas na versão paga, como silenciar o telefone enquanto o usuário dorme e economizar bateria quando esta estiver acabando, o que é feito desligando o Wi-Fi e reduzindo a luminosidade da tela.

Em meu teste, criei duas tarefas. A primeira foi a seguinte: toda vez que meu smartphone se conectar ao Bluetooth do meu carro quero que ele abra o Waze e o Rdio, que me servem como navegador e como rádio, respectivamente. Até então eu gastava cerca de 10 a 20 segundos para abrir manualmente os dois apps logo depois de ligar o carro. Parece pouco, mas depois que você automatiza uma ação rotineira como essa tem uma sensação prazerosa de ter ganhado tempo, ou de botar o telefone para funcionar para si. A segunda tarefa foi a abertura automática do Rdio quando conecto o celular ao meu aparelho de som de casa via Bluetooth. Ambas funcionaram satisfatoriamente.

Tentei também criar as tarefas de fechar os referidos aplicativos quando desconectasse do Bluetooth, pois uma das coisas que mais suga energia do Android é o excesso de apps abertos, principalmente aqueles que usam GPS intensamente, como o Waze. Essa ação, contudo, não funcionou a contento.

Já havia testado antes outro app com proposta similar, o IFTTT, mas achei o Trigger mais completo por trabalhar com Bluetooth e permitir a escolha de redes específicas.

Link para download na Google Play