A Sintecsys, startup que trabalha com detecção de incêndios com dados e sensores, planeja sua expansão internacional para os próximos dois anos. De acordo com Rogerio Cavalcante, CEO da empresa, a ideia de sua empresa é validar primeiro seu modelo de negócios no Brasil, para depois expandir.

“Nós ainda não fomos por uma questão de validação. Muito de nossos clientes já pediram, mas precisamos de mais maturidade”, disse o empreendedor em conversa durante sua passagem na Futurecom, nesta segunda-feira, 15. “Além disso, nós precisamos apresentar um modelo de negócios adaptado para cada país. Algumas vezes o que funciona aqui não funciona fora”.

Europa e países da América Latina, como México, Colômbia e Argentina, estão no cronograma de expansão da startup.

Criada em 2015, a Sintecsys tem como foco a proteção florestal, segurança patrimonial e economia com brigadistas. Entre seus clientes estão Raízen, International Paper, Bosch, Schneider Eletric e Biosev.

Sua tecnologia é baseada em coleta de dados por meio de uma torre de monitoramento que possui: câmera full HD, sistema de tráfego de dados, sistema fotovoltaico, caixa hermética inteligente e proteção perimetral. Além disso, uma sala de monitoramento possui rack, estação de trabalho e vídeo wall. As imagens são processadas por um algoritmo que enxerga sinais de fumaça em até 15 km de raio de distância.