O WTK Agro (Android, iOS) é um banco digital voltado exclusivamente para o produtor agrícola, seja ele familiar, médio ou grande. Há quatro meses, a fintech passou a oferecer abertura de contas pelo WhatsApp para facilitar o acesso do produtor rural a seus serviços financeiros. Atualmente, a fintech totaliza 400 mil contas abertas – por WhatsApp ou não. A expectativa é chegar a 480 mil até o final de dezembro deste ano.

A conta oferece produtos bancários tradicionais – como transferências, cartão de débito e crédito e Pix –, mas também pagamento de diferentes tributos, boletos, cashback, recarga de celular, assinatura de Netflix e compra de crédito para o Uber. Mas seu diferencial talvez esteja na prestação de consultorias nas áreas de tecnologia, marketing e agronomia para seus clientes, com especialistas parceiros espalhados em diversas regiões do País. O serviço pode ser realizado em uma primeira etapa, online – para que o especialista entenda a necessidade do produtor – e, em uma segunda etapa, caso seja necessária, presencial.

WTK Agro

Giordani Oliveira é diretor de tecnologia do WTK Agro. Foto: divulgação

Estão presentes no portfólio as seguintes consultorias na área de tecnologia do banco digital: de sistemas, de aplicações, chatbot e website. Entre os equipamentos, o WTK Agro apresenta para o produtor drones que auxiliam nos pontos da produção com validação de glebas e fertilidade, por exemplo.

Entre seus serviços voltados para pontos de contato com o cliente do produtor rural, há desde desenvolvimento de sites, e-commerces e marketplaces a chatbots para otimizar o atendimento. A equipe de 18 desenvolvedores do WTK Agro auxilia o produtor.

Há também uma linha de crédito de produtos direcionada ao profissional do campo e aos demais agentes envolvidos na cadeia produtiva do setor, assim como um portfólio de seguros voltados ao campo, à lavoura e à propriedade, assim como de vida e de automóvel.

“Fugimos do tradicional porque nosso cliente não é tradicional. Não dá para oferecer apenas conta, crédito e pagar boletos, mas também parceria para alavancar produção, vendas, gado. É uma consultoria construtiva”, resume Giordani Oliveira, diretor de tecnologia do WTK Agro.

 

WTK Agro

Atualmente, o banco está presente fisicamente em Santa Catarina, mas é capaz de atuar em todo o País, assim como sua consultoria. “É possível fazer o atendimento online para entender a dor do cliente e depois enviamos um responsável que esteja próximo à área”, explica Giordani Oliveira, diretor de tecnologia do WTK Agro.

Apesar de ser um banco totalmente digital e promover a tecnologia entre seus clientes, o WTK Agro faz o atendimento ao cliente, ou mesmo no WhatsApp, basicamente sem bots. O robô entra apenas nos primeiros passos da conversa, para fazer uma triagem do assunto a ser tratado. E, uma vez determinado o tema, um atendente humano assume.

“Nosso atendimento é com uma pessoa real. Até para não ter erro de interpretação. E, no site, temos a possibilidade de um chat com vídeo. A intenção é aproximar o cliente. É 100% digital, muito tecnológico, mas muito humanizado”, explica o diretor de tecnologia.

Modelo e expansão

No modelo de negócio, o cliente paga a manutenção da conta a partir das movimentações que faz. E, com a mensalidade paga, ele tem uma série de serviços inclusos, como TED, Pix entre outras ferramentas de finanças. Os serviços de consultoria e de desenvolvimento de pontos de contato com os clientes finais são oferecidos à parte.

O banco com sede em Curitiba/PR pretende avançar pelo Brasil rural com a abertura de agências e aprimorar o atendimento físico com gerentes e agrônomos especializados nesses pontos. “Durante os meses restantes (para terminar o ano) vamos expandir muito forte”, conta Oliveira, sem dizer exatamente para quais regiões devem ir. Mas uma coisa é certa, serão regiões onde o agronegócio é forte.

Parceria

Nesta sexta-feira, 15, o WTK Agro anunciou uma parceria com a startup Siga com Você. Juntos, lançam o aplicativo homônimo à startup, voltado para caminhoneiros. A plataforma oferece serviços ao motorista, como gerenciamento de rotas, mapeamento de paradouros, sensor de fadiga e contratação de frete, entre outras funcionalidades. Os trabalhadores de transporte de carga terão acesso a informações sobre os caminhos mais rápidos, as estradas em melhor estado e, também, sobre promoções e avaliações dos paradouros, restaurantes e banheiros em sua rota. Para o desenvolvimento do app, as duas empresas investiram um total de R$ 4,3 milhões.