A IDC Brasil informou uma retração de 11% nas vendas de tablets no Brasil no primeiro trimestre de 2019, quando comparado ao mesmo período um ano antes. De acordo com a empresa de análise de mercado, 686 mil tablets foram vendidos nos três primeiros meses do ano.

Por outro lado, a companhia informou um aumento de 7% na receita com o produto, ante o primeiro trimestre de 2018. Ao todo, R$ 430 milhões foram registrados em vendas dos dispositivos. O motivo é o aumento do tíquete médio em R$ 100 na comparação ano a ano, alcançando R$ 627.

Esse incremento no valor médio acontece pela chegada de tablets mais robustos ao mercado com melhorias em memória, bateria e tamanho de tela. Apesar de os tablets mais de 7 polegadas serem os mais vendidos no País, houve um crescimento nas vendas dos tablets de 9 e 10 polegadas.

Houve aumento de 40% nas vendas de tablets para o mercado corporativo, na comparação ano a ano. Foram 35 mil equipamentos vendidos para o B2B devido a investimentos em áreas como educação, vendas e automação.

Até o final de 2019, a estimativa do IDC é de vendas de 3,4 milhões de dispositivos, uma queda de 5%, se comparado com 2018.