Metrô Moscou

No chão, a informação onde o usuário deve se posicionar na catraca para ter seu rosto reconhecido. Foto: Metrô de Moscou/divulgação

Moscou lançou no metrô da cidade seu sistema de pagamento com reconhecimento facial nesta sexta-feira, 15. Conhecida como Face Pay, a solução sem dinheiro, sem cartão e sem celular foi instalada em catracas especiais de mais de 240 estações da capital russa.

Para ativar o Face Pay, os passageiros devem enviar uma foto, dados do cartão do banco e do cartão de transporte por meio do aplicativo móvel do Metrô de Moscou. Assim, o usuário não precisará tocar em nada, apenas virar o rosto para a câmera e avançar. De acordo com comunicado assinado por Maxim Liksutov, chefe do departamento de transportes da cidade, os outros meios de pagamento continuarão à disposição.

O chefe do departamento disse também que os dados dos passageiros serão criptografados. “A câmera na catraca lê uma chave biométrica, não uma imagem do rosto ou outros dados pessoais”, completou Liksutov, que previu que entre 10% a 15% dos passageiros do metrô usem regularmente o Face Pay nos próximos três anos.

Segundo o jornal The Guardian, ativistas alertam sobre questões de privacidade. “Este é um novo passo perigoso na pressão da Rússia pelo controle de sua população. Precisamos ter total transparência sobre como esse aplicativo funcionará na prática”, disse Stanislav Shakirov, fundador do Roskomsvoboda, um grupo dedicado a proteger os direitos digitais e a liberdade de informação.

Não é a primeira vez que Moscou avança com a tecnologia de reconhecimento facial. A cidade já implementou a ferramenta em toda a capital, com uma rede com cerca de 175 mil câmeras de vigilância usadas para identificar suspeitos de crimes. Vale dizer que passam 6 milhões de pessoas pelo metrô da capital russa diariamente.

Mobi-ID

Em 18 de novembro, Mobile Time realizará a 4ª edição do Mobi-ID, evento online sobre o mercado de identificação e autenticação digitais. Um dos cases apresentados será o de pagamento por reconhecimento facial da startup brasileira Payface, em parceria com a Cielo. Confira a agenda e mais informações em www.mobi-id.com.br