A oferta de microsseguros e de soluções de saúde digital com pagamento através do billing das operadoras telefônicas são uma nova fronteira a ser explorada por soluções de direct carrier billing (DCB) na América Latina, aposta a DoCoMo Digital, um dos maiores players globais nessa área.

Segundo a empresa, o DCB registrou um crescimento de 90% em volume de transações em 2020 na América Latina em razão do isolamento social da pandemia e do aumento no consumo de conteúdo digital. O DCB se torna especialmente atraente em razão da baixa bancarização da população latino-americana e da pequena penetração de cartão de crédito – estima-se que aproximadamente apenas um em cada seis latino-americanos tenha cartão de crédito.

Hoje o DCB é usado na América Latina principalmente para o consumo de bens  e serviços digitais em grandes portais de conteúdo, como nas lojas de aplicativos Google Play e App Store, ou em serviços de streaming, como Netflix, e games online, como Garena Free Fire. Chile, México e Colômbia são os mercados com maior crescimento recente em DCB na região, informa a DoCoMo Digital.

Outra nova frente a ser explorada pela companhia é incluir carteiras digitais como opção de pagamento dentro de serviços de conteúdo over the top (OTT), indica Luisa Muneratti, vice-presidente de vendas para região ibérica e América Latina da DoCoMo Digital. 

De acordo com projeção da Omdia, o mercado mundial de DCB crescerá a uma taxa média de 7% ao ano ao longo dos próximos cinco anos, movimentando US$ 80 bilhões em 2025, ante US$ 50 bilhões em 2020.

MobiFinance

Muneratti participará de painel sobre novos meios de pagamento digital no evento online MobiFinance, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro com organização do Mobile Time. Ela terá a companhia de Júlio Gomes, vice-presidente de experiência do cliente da Cielo; Marcelo Faustino, sales manager for public banks and federal accounts da Red Hat; Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil; e Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.mobifinance.com.br