A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) analisou 4,3 milhões de processos jurídicos entre janeiro de 2024 e agosto de 2025 com ajuda de inteligência artificial, sendo que 73% desses arquivos foram classificados automaticamente com 98,5% de precisão e apenas 1,48% necessitaram revisão humana.

Feito através de uma plataforma proprietária da empresa Attus e apoiado pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI) com GPUs Hopper da NVIDIA, a plataforma foi treinada com vários conjuntos de dados jurídicos do órgão para automatizar e classificar documentos, assim como gerar resumos personalizados de petições e ajudar na elaboração de decisões judiciais.

Isso inclui ainda uma assistente virtual baseada em IA que permite aos 950 promotores usarem linguagem natural para interagir com processos jurídicos para recuperar documentos e localizar informações ou pesquisar decisões passadas.

A solução ainda permitiu que 647 mil demandas jurídicas fossem concretizadas usando IA e outros 642 mil documentos foram gerados automaticamente pela plataforma, de modo a ajudar o backlog jurídico e acelerar as tomadas de decisões administrativas, execuções fiscais e aumentar a taxa de recuperação de dívidas em São Paulo.

Paralelamente, a Attus migrou sua plataforma para a OCI da Oracle e começou a oferecer sua solução de IA como Software as a Service (SaaS).

Outras parcerias da Oracle

A Oracle firmou uma parceria para ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura de nuvem para a Tractian, uma empresa de software e monitoramento e gestão de ativos para fabricantes que baseia suas soluções em inteligência artificial.

Na prática, o conjunto de soluções da Tractian ajuda a prever falhas e paradas, assim como otimizar a performance de ativos no ambiente industrial. Isto é feito por meio de sensores sem fio, plataforma de monitoramento na nuvem (que checa a saúde e performance dos ativos) com modelos de IA e um sistema de gestão de manutenção que permite automatizar fluxos de trabalho.

Agora, a ideia da parceria é melhorar as operações industriais que são apoiadas pela Tractian por meio do Oracle Cloud Infrastructure e placas GPU NVIDIA Hopper. Esse arcabouço tecnológico é usado para treinar e escalar os modelos de IA da empresa de software que fazem monitoramento em tempo real, predição com análise de dados e gestão de manutenção inteligente.

Por sua vez, a Pipefy, uma empresa que começou como low-code e no-code para BPO, agora começa a oferecer serviços de construção de agentes de inteligência artificial (AI Studio) com tecnologia da Oracle. Em contrapartida, a companhia brasileira passa a ter sua solução listada no Oracle Cloud Marketplace. Usando modelos de IA como ChatGPT, Llama e Gemini, 25% da base de clientes da companhia já utiliza agentes de IA.

Segundo André Agra, CFO e vice-presidente executivo da Pipefy, o caso mais emblemático de empresa que está construindo agentes de IA em sua carteira é a Accenture, que já desenvolveu 450 agentes para automatizar tarefas operacionais de BPO, o que trouxe uma redução de 60% nessas tarefas.

Por fim, a Nuvini e eComex estão adotando a OCI para melhorar os serviços de software oferecidos aos seus clientes.

Imagem principal: Área de eventos da Oracle em Las Vegas, Nevada (divulgação)

*O jornalista viajou aos EUA convidado pela Oracle.

 

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