A Huawei informou nesta quinta-feira, 16, que vendeu globalmente 6,9 milhões de smartphones com conexão 5G no ano passado. Se confirmada a estimativa de 250 milhões de unidades de celulares comercializadas da fabricante chinesa, aqueles habilitados para a rede de quinta geração representarão 2,8% do total de peças negociadas pela Huawei em 2019.

A fabricante foi questionada por Mobile Time sobre a divisão por países das vendas de smartphones 5G e quantos deles estão em redes ativas com o 5G. Mas a companhia respondeu que não abre dados regionais.

Atualmente, a Huawei tem oito modelos habilitados para a quinta geração da Internet móvel: Mate 30 Pro, Mate 30 5G, Mate 30 RS Porsche Design, Mate 20 X 5G, nova 6 5G, Mate X, Honor V30 Pro e Honor V30. Esses aparelhos funcionam nos padrões non-standalone (NSA) e standalone (SA).

As operadoras que habilitaram o 5G em 2019 o fizeram em redes NSA. Espera-se que o SA comece a chegar às redes de telecomunicações neste ano, mas deve ganhar mais força e capilaridade em 2021.