A John Deere firmou parceria com a SpaceX para levar conectividade via satélite da Starlink aos consumidores do segmento agrícola, um serviço disponível apenas para Brasil e Estados Unidos em seu começo. Na parceria, a rede de Elon Musk levará conectividade para equipamentos novos da fabricante (tratores e colhetadeiras, por exemplo) via constelação satelital e terminais robustos.

Ou seja, o revendedor da máquina agrícola da John Deere deverá instalar o terminal nos equipamentos para fazer a conexão satelital antes do uso do cliente. Esse terminal vai funcionar junto o modem JDLink 4G para se conectar ao centro de operações da John Deere.

A ideia da fabricante é entregar para o agricultor: direção autônoma em tratores e colheitadeiras; compartilhamento de dados em tempo real; diagnósticos remotos de consumo; soluções de autorreparo melhores; e comunicação M2M.

O serviço chega ao Brasil e EUA no segundo semestre de 2024 com ofertas limitadas no seu começo. Os valores não foram divulgados.

Vale lembrar, a John Deere ainda tem parceria de conectividade com a Claro e a startup Sol no Brasil. E a Starlink possui operação no Brasil desde 2022.

Na última sexta-feira, 12, o Mobile Time publicou o primeiro especial de 2024 sobre como está a cobertura e o consumo de conectividade no agronegócio brasileiro.

Imagem principal: Trator conectado da John Deere com Claro e Sol (divulgação: John Deere)