A John Deere, fabricante de maquinário agrícola, espera ter 1,5 milhão de equipamentos conectados operando no mundo em 2026. Isso significa um aumento de 150% em comparação com a base atual, que é de 600 mil. Cerca de 20% dessas máquinas estão localizadas na América Latina, informa Felipe Santos, gerente de marketing para produtos digitais da John Deere, em conversa com Mobile Time. 

Atualmente, 90% dos tratores da John Deere vêm equipados com modem para conectividade móvel 4G e Wi-Fi. Faltam apenas os tratores de pequeno porte, mas os novos modelos na versão 2024/2025 também passarão a ter modems embarcados, o que fará com que 100% dos seus produtos passem a sair de fábrica conectados. 

Dependendo do tipo de cultivo, do porte do produtor e outros fatores, o ciclo de vida de um trator pode variar entre três e dez anos, relata o executivo.

Aplicações

Cada proprietário de máquinas da John Deere tem direito a acessar gratuitamente uma central de operações, na qual visualiza os dados coletados em campo. São apresentadas em um painel informações como a velocidade de cada máquina, sua localização, rotação do motor, consumo de combustível da máquina, quem está pilotando etc; e dados agronômicos, como qual produto foi aplicado; quanto foi aplicado de cada fertilizante; onde foi feita a aplicação etc. Tudo é exibido em mapas em um painel de uso exclusivo do produtor.

Recentemente, a John Deere testou nos EUA uma nova aplicação: com base em dados históricos de cultivo e safra de produtores de milho que concordaram em cedê-los, e cruzando com previsões climáticas e outras informações que afetam a produção, seu centro de operações conseguiu prever qual seria a melhor janela para plantio. 

“Lançamos uma comunicação para os clientes avisando qual seria a melhor janela de plantio. Acredito que no futuro poderemos fazer isso em forma de previsões individuais para cada fazenda”, comentou Santos.

Manutenção

Além disso, os concessionários que vendem os equipamentos da John Deere podem oferecer manutenção preventiva graças aos dados coletados pelas máquinas. Um sistema de monitoramento indica se ocorre algum defeito ou quando está na hora de trocar alguma peça, adiantando o diagnóstico e agilizando o conserto, com o envio de um técnico, quando necessário.

Claro

Desde dezembro de 2020, a John Deere tem uma parceria com a Claro e a startup Sol para levar cobertura móvel a fazendas, com a instalação de ERBs da operadora em troca da assinatura de planos de dados. Cerca de 2 milhões de hectares já foram cobertas a partir dessa parceria e há outros 3,5 milhões em negociação.