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Moisés Nascimento, diretor estratégico e engenharia de dados do Itaú Unibanco, apresenta os dados da Análise do Comportamento de Consumo sobre o quarto trimestre e o ano de 2021

A pandemia de Covid-19 fez o brasileiro se voltar para o comércio online. Apesar de o físico ainda ter um share muito mais significativo de valor transacionado (79%), o online, que representa 21%, cresceu 39% em 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o físico evolui com um pouco mais de cautela: 21% no mesmo período. Os dados são do estudo Análise do Comportamento de Consumo, feito pelo Itaú Unibanco, apresentado a jornalistas nesta quarta-feira, 16, utilizando os números dos cartões de crédito do banco e da Rede, a empresa de meios de pagamento da instituição financeira.

“O crescimento do online é muito mais expressivo na comparação com os últimos trimestres de 2021 e 2020. Mas impacta menos no share”, diz Moisés Nascimento, diretor estratégico e engenharia de dados do Itaú Unibanco durante a apresentação da pesquisa.

As gerações Z (nascidos entre 2000 e 2010) e Y (entre 1985 e 1999) puxam o crescimento, representando 38% e 37% respectivamente do valor transacionado no online. Seguem logo atrás a geração X, com 31% do share e os baby boomers (26%).

Um setor novo avaliado pelo estudo é o crescimento de petshops e serviços veterinários, com incremento geral de 25,5% no valor transacionado na comparação com 2020. No mundo físico, o aumento foi de 20% e no online de expressivos 143,3%.

Os segmentos que envolvem os cabelos – como salões de beleza, e aquisição de perucas, laces, cabelos trançados e alongamentos, por exemplo, também foram analisados pelo estudo. Houve um incremento de 40% ano contra ano no valor transacionado e, nos salões de beleza, a quantidade transacionada cresceu 11% na comparação com 2020, e o valor transacionado também cresceu em 24,2% ano contra ano, chegando ao patamar de 2019.

A recarga de veículos elétricos foi também um novo ramo apresentado na Análise do Comportamento de Consumo. No entanto, por ser um setor novo, a comparação é trimestral. Neste caso, houve um aumento de aproximadamente 63% na comparação com o terceiro trimestre de 2021 nas transações de recarga de carros elétricos. Vale lembrar que este é um segmento que o Itaú começou a participar em fevereiro de 2021, com o lançamento do vec Itaú, disponibilizando veículos elétricos na cidade de São Paulo.  “O brasileiro está entrando nos veículos elétricos”, resume Nascimento.