Carro pode ser utilizado por R$ 0,90 a cada minuto, em média. Créditos: divulgação

Uma nova experiência deve ser lançada, até dezembro de 2022, pela Ucorp (Android, iOS) para digitalização do processo de test drive de veículos. A startup está desenvolvendo um aplicativo, junto a uma montadora e um motor de crédito, que possibilitará realizar um test drive de carros utilizando o smartphone.

“Pelo aplicativo, você consegue ver onde tem um veículo próximo que quer fazer um test drive. Você pode utilizar ele no modelo de carsharing e paga por isso – é um test drive monetizável. Fica o tempo que quiser com o carro. No final, se foi aprovado no motor de crédito, você pode comprar o veículo pelo aplicativo”, explica Naomi Gimenes, head de parcerias da Ucorp.

Carsharing corporativo

Atualmente, a startup desenvolve tecnologia para compartilhamento de veículos corporativos. Ela possui parcerias com o Itaú, no serviço Vec Itaú, com BMW e com o grupo concessionário Osten. Para cada cliente, foi desenvolvido um app white label, que é utilizado internamente pelos funcionários para o aluguel temporário dos carros.

Em torno de 25 veículos elétricos são usados pelos três clientes da Ucorp. Cada um é dirigido, em média, oito horas por dia, 22 dias por mês. Ao abrir o app, o usuário, que tem sua CNH verificada, consegue ver os carros disponíveis para uso, assim como desbloqueá-lo. Em média, é cobrado R$ 0,90 por minuto de uso. “É uma nova linha de monetização dentro das empresas”, sintetiza.

“A gente desenvolveu toda uma tecnologia para conseguir diminuir a frota corporativa. Ao invés de dar um veículo para um funcionário usar exclusivamente, eu posso compartilhar essa frota e diminuir os custos. Além disso, há a diminuição da emissão de CO2, do trânsito nas microrregiões onde as empresas estão inseridas e dos acidentes”, diz a cofundadora.

O uso do sistema compartilhado conseguiu reduzir os custos com frota corporativa em aproximadamente 30% dentro do Itaú. Quem afirmou foi Silvia Barcik, head de projetos de nova mobilidade e veículos elétricos do Itaú, em painel realizado nesta quarta-feira, 28, no evento Cubo Conecta, na cidade de São Paulo.

Projetos em formato B2C também estão sendo desenvolvidos pela Ucorp, para lançamento no futuro. A ideia é que outras pessoas, além dos próprios funcionários das empresas, possam utilizar os veículos, mas ainda deve ser um público restrito. O Vec Itaú pretende expandir, até o fim de 2022, a utilização do seu serviço de compartilhamento para outras pessoas que não são funcionárias do banco, como seus clientes.