O Google apresentou nesta sexta-feira, 16, uma primeira prévia do Android 15 para os desenvolvedores. A versão do sistema operacional promete avanços em segurança, privacidade, desempenho – inclusive da bateria – e na câmera para os telefones mais recentes do OS.

A nova versão do Android está disponível somente para desenvolvedores testarem os novos recursos do sistema operacional. A prévia poderá ser utilizada nos seguintes dispositivos: Pixel 6, Pixel 7, Pixel 8, Pixel 9 e Pixel Fold. Será também testá-lo no Pixel Tablet.

Entre os destaques apontados estão: sandbox de privacidade; conexão saúde (health connect); integridade do arquivo; compartilhamento parcial da tela; controles de câmeras no aplicativo; desempenho e qualidade.

Sandbox de privacidade

A ideia é que o Android 15 tenha a versão mais recente do sandbox de privacidade no sistema operacional do Google – que é o desenvolvimento de novas tecnologias que aprimoram a privacidade do usuário e, ao mesmo tempo, oferecem experiências de publicidade personalizadas em aplicativos.

Conexão saúde

O sistema integra extensões do Android 14 10 ao Conexão saúde do OS. Trata-se de uma plataforma centralizada voltada para o gerenciamento e compartilhamento de dados de saúde e condicionamento físico coletados por diferentes apps. No Android 15, a atualização adiciona suporte para novos tipos de dados de condicionamento físico, nutrição entre outros.

Integridade do arquivo

O FileIntegrityManager do Android 15 inclui novas APIs que vão permitir com que os arquivos sejam protegidos por assinaturas criptográficas personalizadas. A meta é proteger o dispositivo contra malwares ou modificações não autorizadas de arquivos que podem comprometer a funcionalidade ou os dados do aplicativo.

Compartilhamento parcial de tela

O Android 15 oferece suporte ao compartilhamento parcial de tela para que os usuários possam compartilhar ou gravar apenas uma janela do aplicativo em vez da tela inteira do dispositivo. Esse recurso permite que o app personalize a experiência de compartilhamento parcial de tela, porém, será necessário que o usuário dê o consentimento para cada sessão de captura do MediaProjection.

Controles de câmera no aplicativo

O Android 15 adiciona novas extensões para maior controle sobre o hardware da câmera e seus algoritmos em dispositivos compatíveis. Os desenvolvedores poderão manipular:

– aprimoramentos com pouca luz que dão aos desenvolvedores controle para aumentar o brilho da visualização da câmera;

– fazer ajustes avançados de intensidade do flash durante a captura de imagens.

Lançamento

O cronograma do Google diz que a primeira versão beta do Android 15 deverá ser lançada entre março e abril deste ano. A ideia é que, nos meses seguintes, novos recursos sejam apresentados aos desenvolvedores.

Chamado de Vanilla Ice Cream, o Android 15 deverá ser lançado para o grande público no segundo semestre de 2024.