O aplicativo Pay Voice (Android, iOS) promete proporcionar mais segurança e autonomia para as mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil e que utilizam cartões de pagamento em estabelecimentos comerciais. Desenvolvido pelo CPqD, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a proposta é garantir que o usuário confirme o valor da transação e a forma de pagamento, antes de digitar sua senha na máquina POS.

A ferramenta de acessibilidade foi lançada nesta semana durante o 12º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizado em São Paulo.

Como funciona

O caixa, ou o atendente, insere o cartão, digita o valor na máquina e, em seguida, para acionar o app, o usuário aponta a câmera do celular para a tela do terminal POS. A solução usa a tecnologia de visão computacional (área da computação cognitiva), e, com isso, a aplicação “lê” para o usuário as informações que estão na tela – valor e forma de pagamento (crédito, débito, parcelado, refeição, alimentação e voucher) –, por meio da integração com as ferramentas de acessibilidade TalkBack (para Android) e VoiceOver (para iOS) existentes nos smartphones.