O BPP superou em 19 de fevereiro pela primeira vez a marca de 1 milhão de transações com Pix realizadas em um único dia. No mês de fevereiro inteiro foram 4,5 milhões. O volume vem crescendo a uma velocidade de 40% ao mês, informa o head de produtos e inovação da empresa, José de Carvalho Júnior, em conversa com Mobile Time.

Os números apresentados pela empresa são a soma de pagamentos instantâneos feitos pela sua carteira digital, hoje focada em pessoas jurídicas, e daqueles realizados por 12 instituições financeiras que são participantes indiretos do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central (BC) e que usam, via API, a conexão direta do BPP. Esses participantes indiretos respondem por aproximadamente 90% das transações Pix realizadas pelo BPP, estima Carvalho Júnior. O BPP cobra uma taxa fixa por transação, tanto para envio quanto para recebimento de Pix, independentemente do valor e do sucesso ou não do pagamento.

Na prática, o BPP adota uma estratégia de “bank as a service”, viabilizando com sua infraestrutura e autorizações junto ao BC a operação de outras instituições de pagamento. Carvalho destaca, aliás, que o BPP já concluiu a homologação para operar com Pix cobrança, cujo lançamento foi adiado pelo BC para maio.

Ainda neste mês, mais três instituições financeiras devem iniciar o processo de homologação junto ao BC para serem participantes indiretos que usarão a API do BPP, informa o executivo.