A BoletoFlex, startup brasileira que criou uma solução de empréstimo online em tempo real no modelo ‘buy now, pay later’ (BNPL), projeta registrar R$ 350 milhões em vendas este ano viabilizadas através da sua plataforma. Isso vai representar um crescimento de mais de 11 vezes em comparação com o ano passado, quando a empresa registrou R$ 30 milhões.

Hoje, a solução da BoletoFlex está presente em sites e apps de e-commerce de 80 parceiros. Mas um deles em particular está puxando fortemente o crescimento deste ano: a Ame (digital). O app da Ame conta com a opção de pagamento via BoletoFlex há cerca de duas semanas e já responde pela maior quantidade de vendas diárias da plataforma de empréstimo online. Em breve, o BoletoFlex será adicionado também aos sites de e-commerce do parceiro, como Americanas e Sou Barato, o que vai alavancar ainda mais a operação.

Para a Ame, a BoletoFlex precisou entregar uma solução com aprovação 100% automatizada, ou seja, sem derivar para uma mesa de análise por humanos, como acontece com parte dos pedidos em outros e-commerces. Para tanto, a BoletoFlex precisou aprimorar ainda mais seu algoritmo de avaliação de fraude e investiu mais em sua infraestrutura de TI. Com isso, está aumentando também o percentual de aprovação automatizada em outros sites. A proporção média de aprovações automatizadas na BoletoFlex era de 30% antes da Ame, e agora fica entre 50% e 60%. Quanto maior a automação desse processo de aprovação, mais a empresa consegue escalar o negócio.

“A grande dificuldade de uma solução de empréstimo online, além de análise de crédito em tempo real, é a análise de fraude. Fazer de forma automatizada com jornada simples é muito importante”, comenta Pedro Noll, CMO e cofundador da BoletoFlex.

PagSeguro

Outra parceria que deve alavancar as vendas via BoletoFlex é aquela com a PagSeguro. As maquininhas de POS da adquirente agora podem ter essa opção de pagamento ativada. Isso vai levar o BNPL para o mundo físico. A PagSeguro tem um parque de 8 milhões de máquinas.

“Geralmente o BNPL foca em e-commerce. Existe um grande oceano azul no mundo físico para o BNPL. Com a maquininha a gente democratiza a solução”, avalia Noll.

Sem juros

Outra novidade recente da startup é a oferta de venda em cinco parcelas sem juros. Até então ela oferecia parcelamento em até 24 vezes, mas sempre com juros. Na nova oferta, o custo é um pouco mais alto para o lojista, pois o risco para a BoletoFlex é maior.

Vale lembrar que os comerciantes que vendem por BoletoFlex recebem o pagamento integral no dia seguinte à venda. A partir daí, é responsabilidade da BoletoFlex a cobrança do consumidor pelas parcelas restantes, o que é feito através de vários canais, incluindo WhatsApp e SMS.