O Truecaller, aplicativo de origem sueca de identificação e bloqueio de chamadas, espera alcançar 10 milhões de usuários no Brasil até o final do ano. Isso significa multiplicar por dez a sua base atual, que recentemente passou de 1 milhão. A empresa aposta que o app vai começar a se expandir de maneira viral no País a partir de agora. Mas, para ajudar nesse processo, montou um escritório no Brasil, contratou um diretor para representá-lo na América Latina – o executivo Hermano Cintra – e vem fechando parcerias locais. A primeira delas foi com a Bemobi, para incluir e destacar o Truecaller dentro dos catálogos de clubes de apps das operadoras brasileiras.

Para conquistar seu primeiro milhão de usuários brasileiros, o Truecaller também precisou fazer ajustes em seu algoritmo, em razão das peculiaridades do sistema de numeração brasileiro. "Nosso sistema de numeração é mais uma idiossincrasia brasileira, como o Ginga e o PAL-M. O código de longa distância no meio do número só existe no Brasil. Para os estrangeiros é difícil de entender", relata Cintra.

Atualmente o maior mercado do Truecaller, em números absolutos, é a Índia, com cerca de 50 milhões de usuários e penetração em um terço da base de smartphones. Em termos proporcionais, a liderança está com o Líbano, onde 75% dos smartphones têm o app instalado. A empresa ainda não entrou na China porque é tido como um mercado mais complexo, por requerer versões diferentes do app para as diversas lojas de aplicativos independentes. O Truecaller está disponível em 44 línguas e nos sistemas Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Tizen e Symbian. Uma versão para Firefox OS sairá em breve.

Agenda global

O app possui uma agenda global com 1,7 bilhão de números telefônicos identificados, entre fixos e móveis. Essa base não para de crescer e é alimentada pelos próprios usuários, mas também através de iniciativas da Truecaller, incluindo pesquisas no Google. Se algum desses números realiza uma ligação para o usuário do app, este recebe a identificação do chamador, mesmo quando o número não consta em sua agenda de contatos particular. O app reconhece quando se trata de centrais de telemarketing marcadas como spammers e alerta o usuário quando chega uma ligação desse tipo. É possível também bloquear automaticamente as ligações dessas centrais e de quaisquer outros números indesejados.

O Truecaller também permite pesquisar os titulares de linhas a partir do número, ou o número a partir do nome da pessoa. Esta função tem uso ilimitado aos usuários da versão premium. Porém, o dono da linha pode escolher se aceita ser identificado ou não. Pode optar também por receber uma solicitação de autorização. Além disso, é possível restringir a consulta a pessoas que estejam a dois graus de separação, em outras palavras: que sejam amigas de algum de seus contatos.

"Todas as funções do smartphone evoluíram muito nos últimos anos, menos o próprio telefone e sua agenda. A proposta do Truecaller é conferir inteligência ao aplicativo de agenda", explica Cintra.

Por enquanto, a única fonte de receita do Truecaller é a venda da versão premium, cuja assinatura custa R$ 2,50 por mês.