Depois que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump declarou estado de emergência nacional, a Huawei deu sua resposta sobre o impedimento de empresas norte-americanas usarem equipamentos de telecomunicações feitos por companhias consideradas suspeitas e que representariam risco à soberania nacional daquele país. Segundo a chinesa, a Huawei “é a líder indiscutível em 5G” e quem perde nessa disputa é o país de Trump.

A companhia disse que está aberta a discutir medidas para garantir a segurança do produto e que restringir a Huawei de fazer negócios com os Estados Unidos “servirá apenas para limitar os EUA a alternativas inferiores e mais caras, deixando o país atrasado na implantação do 5G e, eventualmente, prejudicando os interesses das empresas e consumidores americanos”.

Segue a íntegra do comunicado da empresa chinesa:

“A Huawei é a líder indiscutível em 5G. Estamos prontos e dispostos para debater com o governo dos EUA e propor medidas efetivas para garantir a segurança do produto. Restringir a Huawei de fazer negócios nos EUA não tornará os EUA mais seguros ou mais fortes; em vez disso, servirá apenas para limitar os EUA a alternativas inferiores e mais caras, deixando o país atrasado na implantação do 5G e, eventualmente, prejudicando os interesses das empresas e consumidores americanos. Além disso, restrições sem razão infringirão os direitos da Huawei e levantarão outras sérias questões legais.”