Nubank

O Nubank (Android, iOS) está perto de ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de receita trimestral. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento da fintech mais que triplicou (+258%) em relação ao mesmo período de 2021, atingindo US$ 877 milhões. Apesar disso, a empresa terminou o primeiro trimestre com prejuízo de US$ 45 milhões, uma melhora de 9% ante o resultado de R$ 50 milhões negativos um ano antes.

De acordo com o relatório financeiro divulgado na noite desta segunda-feira, 16, o prejuízo foi puxado pelo aumento de 114% nos gastos operacionais, de US$ 170 milhões para US$ 360 milhões. O aumento dos gastos ocorreu devido a uma remuneração baseada em ações. A companhia também teve aumento no quadro de funcionários e precisou investir mais em suporte ao cliente e em tecnologias de experiência do usuário.

Em 12 meses, o Nubank registrou um aumento de 5,7 milhões de clientes em sua base. Com a entrada deles, a companhia revela que chegou aos 60 milhões de clientes nos três países onde atua na América Latina (Brasil, Colômbia e México), um aumento de 61% comparado aos 37 milhões do primeiro trimestre de 2021. Por sua vez, o número de usuários mensais ativos (MAUs) é de 46,5 milhões, o que representa 78% da base total. Um ano antes era 69%.

A receita média mensal por usuário ativo (ARPAC) cresceu 91%, de US$ 3,5 para US$ 6,7. E o custo mensal para apoiar o usuário ativo caiu 30%, de US$ 0,8 para US$ 0,7.

Ainda vale dizer que os depósitos praticamente mais que dobraram (130%), de US$ 5,5 bilhões para US$ 12,6 bilhões em um ano. E o volume de compras movimentado pelos clientes do Nubank teve incremento de 112%, de US$ 7,5 bilhões para US$ 16 bilhões, na comparação ano a ano.