44 milhões de brasileiros e brasileiras já pagaram por compras online com o Pix. Entre a classe C foram 22 milhões de pessoas e nas classes DE, 5 milhões. Apesar do seu lançamento recente, já é a segunda forma de pagamento mais usada pelo brasileiro, explicou Fábio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), apresentada nesta segunda-feira, 16. Vale dizer que é a primeira vez que o estudo coleta dados sobre o pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central e lançado em novembro de 2021.

O cartão de crédito é o meio mais usado (73%), tendo registrado um leve aumento de 4 p.p. na comparação com a pesquisa de 2018. O boleto bancário ainda tem a sua relevância (43%), mas perdeu 9 p.p. em quatro anos, quando representava 52%.

TIC Domicílios 2022

TIC Domicílios 2022: cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento mais usado pelo brasileiro (73%). Imagem: reprodução de vídeo

Ao todo, a pesquisa publicou 65 indicadores de atividades realizadas pela Internet. Mas Storino destacou a realização de pagamentos e outras transações financeiras na rede. Mais da metade dos brasileiros (51%) realizaram consultas, pagamentos ou outras transações financeiras, um aumento de 5 p.p. na comparação com 2021.

“Isso era algo que havia subido significativamente no início da pandemia e a tendência de aumento da realização de pagamentos se manteve. Podemos citar tanto os programas sociais adotados, que passaram a ser movimentados e solicitados por meio de app para celular, como a introdução do Pix, mais recentemente, no final de 2021, que também teve uma adoção muito rápida no Brasil”, resume o pesquisador.

E-commerce

Houve uma estabilidade no número de usuários e Internet que realizaram compras online nos últimos 12 meses. Se, em 2021, o número era de 68 milhões, em 2022, manteve-se estável, em 67 milhões. Vale dizer que, por conta da pandemia de Covid-19, a TIC Domicílio de 2020 não fez essa pergunta aos entrevistados. Mas, em 2019, o número era de 53 milhões de pessoas que faziam compras pela Internet.

Sobre os produtos consumidos online, a maior parte das compras é da categoria roupas, calçados e material esportivo (64%), um aumento de 15 pontos percentuais na comparação com 2018, quando era 49%. Produtos para casa, como eletrodomésticos, também estão em alta (54%), seguido por comida e produtos alimentícios (44%).

Serviços

TIC Domicílios 2022

TIC Domicílios 2022 registra aumentos em pedidos de táxis e carros por aplicativos, assim como serviços de streaming de série e filmes e pedidos de refeições. Imagem: reprodução de vídeo

Sobre serviços adquiridos realizados pela Internet, a pesquisa TIC Domicílios observou aumentos importantes em pedidos de táxis ou motoristas de aplicativos nas classes C (11 pp) e DE (9 pp), e, no geral, subiu de 32% (2018) para 40% (2022).

Pedidos online por refeições em aplicativos, como iFood e Rappi, também registraram incrementos significativos, indo de 12%, em 2018, para 33%, em 2022, sendo que o aumento na classe B foi de 33 pp e na classe C, 22 pp.

Metodologia

A TIC Domicílios foi a 23.292 domicílios brasileiros e ouviu 20.688 indivíduos. A coleta presencial aconteceu entre junho e outubro de 2022 e tem como meta medir posse, uso, acesso e hábitos da população brasileira em relação à tecnologia da informação e da comunicação, tanto nas áreas urbanas como rurais.