Quatro escolas municipais de Goiânia receberão laboratórios móveis dotados de dez óculos de realidade virtual cada como parte da fase 2 do projeto ASCON (Aluno Sempre Conectado), iniciativa que reúne Qualcomm Wireless Reach, ACER, Claro, Embratel, Calriz, Beenoculus, Instituto Crescer e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Na primeira fase, três escolas da capital de Goiás receberam 120 chromebooks ACER 511 equipados com o processador Snapdragon 7C e conectividade 4G fornecida por Claro/Embratel. Os equipamentos foram distribuídos a professores e alunos que cursavam o oitavo ano do ensino fundamental no ano passado. Vale destacar que uma das premissas do projeto é que o laptop fica com o aluno mesmo fora da escola – o que, por sinal, está no nome do projeto: Aluno Sempre Conectado.

“Assumimos que nem todos os alunos têm rede WiFi em casa, onde a conectividade muitas vezes se restringe a um celular com plano de dados limitado de um membro da família. Só que o celular não é o recurso mais apropriado para educação, porque ele serve mais para consumo que para produção de conteúdo”, comenta Milene Franco Pereira, gerente sênior de relações governamentais da Qualcomm no Brasil, em conversa com Mobile Time.

Além dos laptops, alunos e professores passaram por oficinas presenciais sobre segurança cibernética, cyberbullying e segurança emocional, metaverso, inteligência artificial, tecnologias emergentes e conceitos básicos de programação. Pereira destaca a importância de se transmitir esse letramento digital, pois muitos dos alunos que participam do projeto tinham até então pouco contato com tecnologia – alguns nunca tinham usado um mousepad, por exemplo.

Segunda fase

Nesta segunda fase do projeto, o número de escolas foi ampliado para quatro, assim como o número de turmas, que passou de uma para duas por escola. Agora, ao todo, são 230 Chromebooks, distribuídos entre 219 estudantes e 16 professores do nono ano do ensino fundametal. As quatro escolas municipais beneficiadas são: E.M Marcos Antônio Dias Batista; E.M João Braz; E.M Ernestina Lina Marra; e E.M profa. Silene de Andrade.

Outra novidade é a chegada de quatro laboratórios móveis de realidade virtual, um para cada escola. São carrinhos, cada um equipado com dez óculos de VR fabricados pela Beenoculus.

Junto com os óculos, foram desenvolvidos conteúdos de VR em português em linha com a base nacional comum curricular definida pelo Ministério da Educação. São conteúdos curtos, de poucos minutos cada, para apoiar os professores de diversas matérias em sala de aula.

“Não é conteúdo aleatório. Não é entretenimento. Não é conteúdo extracurricular. É para apoiar a jornada pedagógica do ensino. É para ser uma ferramenta de apoio na missão que o professor já têm. Não se trata de uma recurso para substituir a aula, mas para ajudar a ensinar, para deixar algum conceito mais claro, para melhorar uma explicação”, descreve a executiva.

Wireless Reach

Em 17 anos de existência, a iniciativa Qualcomm Wireless Reach já impactou mais de 26 milhões de pessoas ao redor do mundo, com 130 projetos de apoio a órgão públicos para levar tecnologia inovadora e gerar impacto social e econômico em comunidades vulneráveis, relata Pereira.