O app de informações sobre transporte coletivo para cidadãos, Cittamobi (Android, iOS), criou um modelo de negócio baseado em geofencing (cerca eletrônica geográfica, na tradução livre). Batizado como Cittamobi Publicidade, o formato foi apresentado em uma atualização recente do app voltada para usuários de Santo André/SP.

Feito em comemoração ao aniversário da cidade do ABC Paulista, a empresa desenvolveu uma espécie de “clube” com mais funcionalidades e dados de transporte público para o usuário local. Mas o principal diferencial é que o app funciona como SaaS e não possui publicidade – adicionando um modelo de negócios diferente, já que a empresa funcionava, até então, com publicidade, como explicou Emanuele Cassimiro, CPO no app.

“O ponto principal é o trabalho de integrar a marca da prefeitura, o patrocínio, a remoção dos anúncios e o desbloqueio do modo viagem para a população [uma função para a pessoa saber onde precisa descer – além de acompanhar o deslocamento]”, disse a executiva. “O modo viagem é uma função que está dentro de um clube. Isso vai funcionar na cerca de Santo André”, complementou.

Importante recordar, o prefeito de Santo André, Gilvan Souza (PSD-SP), adiantou que o app tiraria os anúncios publicitários em março deste ano.

Neste formato, o app passa a oferecer seus serviços de clube para prefeituras como um serviço por assinatura (SaaS). Cassimiro explicou que a administração andreense se aproximou da equipe do aplicativo para levar mais informações ao cidadão: “Vira um modelo SaaS. Agora, temos a remuneração via geofencing, como uma forma de não criar atrito para o usuário”, detalhou.

Este serviço inclui ainda o acesso do gestor de transportes ao splash, um serviço de publicidade que permite adicionar banners ou enviar notificações push para campanhas municipais. Os valores são negociados a cada sessão, mas o gerenciamento e os disparos são feitos pela equipe do app.

Cittamobi e sua evolução

Cittamobi

Ação do Cittamobi aos moradores de Santo André (divulgação)

Como parte do grupo Primova, o Cittamobi foi criado em 2014 com serviço de previsão de chegada de transporte. Esse serviço é baseado em dados do transporte público, como GPS e GTFS (General Transit Feed Specification – mais estático) dos veículos.

Atualmente, o app tem 45 milhões de downloads e 35 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) em 350 cidades do país, sendo 20 capitais e a mais recente delas, Vitória. Rio Branco será a próxima. Cassimiro afirmou que, em média, cada usuário utiliza o app duas vezes por dia para seus trajetos no transporte público. A média sobe para três vezes por dia quando o público se restringe a estudantes.

Os serviços mais usados são a previsão de chegada de um transporte (ônibus, trem, metrô, balsa), seguida por roteirização de trajeto e recarga de bilhete de transporte.

A CPO da plataforma afirmou que o app tem um trabalho estreito com os administradores municipais, como em Santo André que está desde o começo do aplicativo. Também apoiam com campanhas de alerta à população, como durante as chuvas que inundaram Porto Alegre em 2024, a prefeitura local usou o app para comunicar o que funcionava e o que não funcionava na cidade.

O Cittamobi também está em processo de internacionalização desde o ano passado, quando lançou versões para usuários em Buenos Aires/Argentina e no Vale do Silício/EUA. Como o app é trilíngue (inglês, espanhol e português) e possui dados de trânsito de Porto e Cidade do México, a executiva revelou que estão em conversas para expansão em mais localidades na América Latina e Europa.

Imagem principal: tela do app Cittamobi (divulgação)

 

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