O Pix ganhou oficialmente nesta segunda-feira, 16, a sua funcionalidade de pagamentos recorrentes. Batizado como Pix Automático, a solução é vista pelo Banco Central como um ‘Pix 2.0’, ou seja, uma evolução no arranjo de pagamento que permitirá o acesso a serviços digitais e pagamento de contas recorrentes com mais facilidade para 60 milhões de usuários que não têm acesso ao cartão de crédito – o meio mais comum para esse tipo de pagamento.

Importante dizer, a adesão é obrigatória para as 927 instituições financeiras cadastradas no Pix. Elas deverão aceitar pagamentos feitos por pessoas físicas e jurídicas. Para as empresas recebedoras, a entrada no Pix recorrente é voluntária, mas o BC espera atrair concessionárias e serviços digitais (vide streaming) neste começo para atrair novos públicos e dar uma alternativa a modelos similares que têm fricção, como DDA e débito automático.

Por padrão do BC, o serviço não tem taxas para pagadores, pode ser debitado em qualquer horário e dia da semana e, se o cliente que optou pelo recorrente não tiver saldo na conta, serão feitas três tentativas de quitar. Por meio do app do banco, o usuário pode optar por pagar de forma recorrente das seguintes maneiras:

  1. Recebe um alerta de notificação no celular para pagar a conta direcionada ao seu nome, vai ao app do banco, confere data, valor e empresa para pagar automaticamente;
  2. QR Code ou Pix Copia e Cola, quando a empresa envia uma dessas duas modalidades para liberar um serviço de forma imediata;
  3. Também pode ser feito pelo Internet Banking, com o cliente indo para o site do banco, selecionando a opção de Pix Automático e confirmando a automatização pelo app do banco.

Por sua vez, as empresas podem entrar no Pix Automático por meio de APIs e da infraestrutura do open finance. Empresas como Globoplay e Amazon anunciaram o desejo de aderir ao método de pagamento no evento Conexão Pix no último dia 4 de junho. Mas as duas plataformas ainda não têm o arranjo disponível em suas páginas, conforme checado por esta publicação.

Pelos bancos, Mobile Time entrou em contato com uma série de instituições para entender como estão apresentando a jornada do Pix Automático para seus clientes. Eis as respostas abaixo:

Itaú

O banco liberou a solução em abril para sua base de clientes. Nas primeiras provas, o Itaú acredita que o pagamento recorrente pode elevar a adimplência em 30%. Adicionalmente, um modelo de inteligência artificial foi criado para identificar o perfil de uso de pagadores com maior probabilidade de aderir às jornadas de recorrência, o que resulta em uma possibilidade 2,4 vezes maior de adesão ao pagamento recorrente. Essa IA busca ter mais assertividade nas comunicações contextualizadas aos pagadores.

Questionada sobre os primeiros parceiros recebedores, a companhia informou que tem, mas não pode abrir os casos de sucesso ainda.

Banco do Brasil

O BB também informou que possui diversas empresas como recebedores do Pix Automático, mas, devido ao sigilo bancário, não é possível fornecer o nome delas. Também com a solução pronta desde abril, o banco espera como resultados da novidade:

  • Recebedores terão melhor previsibilidade nos recebimentos, no fluxo de caixa, além da ampliação da base de clientes pagadores.
  • Pagadores poderão ter mais praticidade, e evitarão esquecimentos de pagamentos frequentes com gestão diretamente pelo app do banco.

Confira abaixo uma galeria com as telas do banco preparadas para o arranjo recorrente.

Caixa

Em resposta enviada ao Mobile Time, a Caixa informou que começou a oferecer a partir desta segunda-feira, 16, o Pix Automático aos seus clientes. Assim como os outros bancos, a Caixa criou uma área ‘Pix Automático’ em seu menu para os pagadores.

Para recebedores, o banco permite firmar convênio digitalmente ou por meio das agências do banco. Uma vez afiliada, a empresa pode enviar para a Caixa as obrigações de autorização aos seus pagadores e os agendamentos conforme periodicidade definida entre empresa e pagador na autorização, após opt-in do cliente.

Santander

O banco Santander também liberou para toda sua base o Pix Automático nesta segunda-feira, PF e PJ. A companhia lembra que estava testando a funcionalidade desde novembro de 2024. Sem revelar as empresas recebedoras, o banco informa que tem 50 empresas que aderiram ao meio de pagamento recorrente. Com isso, a instituição vê um potencial de movimentar 150 milhões de pagamentos mensais.

Bradesco

Desde abril, o banco estava com a funcionalidade de Pix recorrente liberada para clientes PJ e PF. Mas a partir desta segunda-feira o pagador que é cliente de outras instituições passa a ter acesso ao serviço.

Nubank

Conforme publicado na última sexta-feira, 13, o Nubank vai integrar o Pix Automático com a funcionalidade ‘Buscar Próximas Contas’, um assistente que procura boletos que estejam no CPF do cliente no próximo dia 23 de junho.

Na prática, o cliente faz a leitura do código e o banco identifica se o pagamento está habilitado para o Pix Automático. Em seguida, a tela apresenta duas opções: o cadastro do pagamento da conta e definir se deseja receber alertas e aprovar o pagamento na data de vencimento com um clique. Neste caso, a pessoa recebe alertas de pagamento uma semana antes e no dia do vencimento. E, ao receber o alerta, ele pode aprovar a transação para que o valor seja debitado no dia do pagamento. A opção é voltada para aquelas pessoas que preferem controlar os pagamentos recorrentes com valores que variam mês a mês.

Inter

O banco Inter reforçou que a entrada do Pix Automático pode ser uma nova fonte de receita e colabora para ampliar a manutenção pela principalidade do cliente. Para isso, a empresa aposta em uma tarifa baixa para Pix liquidado (R$ 0,50) e na tecnologia como uma diferencial para a experiência entre pagadores e recebedores.

Neon

A fintech é outra instituição plugada ao Pix que começou a ofertar nesta segunda-feira para toda a sua base de 32 milhões de clientes. A diferença principal dos rivais é que, além da opção de pagamento com o débito (saldo da conta), o Neon também terá oferta aos seus clientes o Pix Automático com pagamento via cartão de crédito.

Imagem principal:  Evento Conexão Pix que divulgou ao mercado o Pix Automático com Gabriel Galípolo (centro), presidente do BC, e diretores do BC e presidente da Zetta em 4 de junho (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!